SBT investe em conexão digital para garantir impacto às marcas

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Criada há 35 anos pelo apresentador Silvio Santos, figura icônica da televisão brasileira, a rede SBT tem linguagem própria com proposta para entreter e divertir as famílias

A capilaridade das TVs abertas, cujo sinal chega a 100% dos consumidores do país, é a grande vantagem das emissoras abertas em relação a outros meios de comunicação. A expressão é do executivo Glen Valente, diretor-comercial e de marketing do SBT, confiante que o canal vai continuar tendo a preferência do mercado anunciante não só pelo volume de audiência, mas principalmente pelos impactos gerados. Cada ponto na medição Painel Nacional de Televisão representa dois milhões de espectadores ligados por hora.

“Se o share for de 6%, são 12 milhões de pessoas vendo conteúdos comerciais e da programação. Quem pode se comparar a essa penetração entre os meios de comunicação disponíveis? Não dá para estabelecer uma comparação pragmática. Não é por outro motivo que as TVs têm a preferência nas autorizações de mídia”, explica Valente, que tem a Unilever como principal anunciante do SBT, seguido da Casas Bahia. A Jequiti e a Liderança Capitalização também têm presença consistente na grade comercial, mas são marcas proprietárias do Grupo Silvio Santos. “Trabalhamos com as principais agências e anunciantes. Temos uma entrega que garante sua presença nas estratégias de comunicação das marcas”, acrescenta.

Para setembro, mês que o SBT completa 35 anos de atividades, está sendo costurado um projeto para a programação e para captação de negócios. “Ainda é muito cedo, mas vai ser o principal da temporada”, antecipa o executivo, enfatizando que a emissora está aberta a negociações com o propósito de adequar orçamentos. “Aqui não é caro. Se não pode anunciar na rede, oferecemos planos cirúrgicos para os mercados regionais ”, diz. “Se não há verba para uma produção mais sofisticada, a solução pode ser uma ação de product placement com custo de roteiro e mídia. Nossos apresentadores têm enorme sinergia com suas audiências e são capazes de endossar mensagens e estabelecer conexão com o target desejado. Temos solução sob medida para cada necessidade. A audiência é robusta; o SBT é para falar com o mercado e não com os amigos”, prossegue Valente.

A simbiose do universo analógico com o digital tem ajudado o SBT na sua performance de audiência e proposta de crescimento mesmo em um ano que, segundo Valente, está exigindo esforço redobrado para cumprir metas. Uma parceria com o YouTube garante 580 milhões de videoviews por mês, equivalente a 18% do tráfego da plataforma no país. Lançado no ano passado, o aplicativo TV SBT, que exibe os conteúdos da programação, já contabiliza cerca 10 milhões de downloads, com uma média diária de 8,5 minutos de fidelização dos usuários.

“O app foi eleito pela Apple Store como um dos melhores de 2015. Não fazemos programas exclusivos para esse sistema, apenas reproduzimos a nossa programação. Se somarmos a penetração nas redes sociais e ela estivesse no PNT, o share de audiência seria bem maior. Mas temos instrumentos que comprovam esse desempenho e informamos de forma técnica aos profissionais de mídia e aos executivos dos anunciantes. Não vejo a TV aberta sem conexão com o mundo digital, seja em search, Facebook, Twitter, YouTube etc. É essencial porque muitos telespectadores consomem o meio através dessas plataformas”, enfatiza Glen.

As novelas mexicanas dão o tom da teledramaturgia do SBT. Mas não é uma mera exibição dos conteúdos. As tramas são produzidas integralmente pela emissora. O público infantil se diverte com Carrossel, por exemplo, que se tornou um dos maiores sucessos já exibidos na grade e está sendo reprisado. Cumplices de um resgate, no ar, será substituída por Carinha de anjo, já em produção. Valente observa que a emissora não gosta de fazer mistério em relação às estreias.

“Facilita o nosso planejamento e do mercado. Todo mundo já sabe o que vai entrar na programação. Nosso setor estratégico trabalha com todas as variáveis, principalmente com dados de pesquisa, para embasar nossas propostas”, argumenta o executivo, que celebra a chegada do instituto GFK, mesmo sem ainda um relatório disponível. “Pelo menos agitou o Ibope, que ampliou a amostra e está oferecendo mais elementos para as emissoras”, acrescentou.

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Glen Valente: “Aqui não é caro; se não pode anunciar na rede, temos planos cirúrgicos”

O patrocínio da área Film do Cannes Lions está sendo negociado com o Estadão. É um projeto institucional que qualifica o relacionamento da emissora com os profissionais de criação das agências e dos que aprovam pelos anunciantes. A AlmapBBDO e a Volkswagen venceram a etapa nacional do “O melhor comercial do Brasil 2015” com Desejos, para o novo Golf. O grupo gaúcho Zafari, com o filme Feliz Natal, criado pela agência Matriz, ficou com prêmio de melhor conteúdo regional.

Os nomes envolvidos ganharam pacote completo para o festival de Cannes deste ano. Valente também aposta no festival com o propósito de disputar prêmio. A inscrição nas áreas PR Lions e Mobile Lions será com o projeto Pare e doe, para o Pro Sangue, com a assinatura do SBT do Bem e participação do Waze. A Giusti Comunicação, fornecedora de serviços de relações públicas da emissora, criou o projeto e fez as inscrições. A criação foi de Bruno Vaz e Daniela Dahrouge, que também dirigiu a criação com Edson Giusti.