SBT News estreia com nove patrocinadores

Fernando Fischer diz que o SBT News nasce com maior foco na concentração do público AB

O SBT News celebrou, nesta sexta-feira (12), seu lançamento no Centro de Televisão Anhanguera, em Osasco (SP), data em que Silvio Santos completaria 95 anos. Durante o evento, o grupo anunciou a lista inicial de patrocinadores do canal, formada por JBS, Havan, EMS, Gerdau, TIM, Amil, BYD, BTG Pactual e Cedro.

Daniela Abravanel Beyruti, presidente da emissora, realizou a abertura do evento: “Estamos comprometidos em entregar um jornalismo com qualidade, responsabilidade, imparcialidade, excelência e veracidade.”

Daniela Abravanel Beyruti, presidente da SBT | Imagem: Alê Oliveira

Na sequência, Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, agradeceu a honra de receber a todos os presentes. 'Hoje, não inauguramos apenas um canal de notícias, mas reforçamos nosso compromisso com o público, um pacto com o país e uma promessa com o futuro, porque o Brasil que queremos construir depende disso, depende profundamente da qualidade da informação que compartilhamos, da responsabilidade com que narramos os fatos e com a coragem que buscamos a verdade'.

Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos | Imagem: Alê Oliveira

Apesar do evento de lançamento, o canal de notícias, com foco na cobertura de política e economia, entra oficialmente no ar apenas nesta segunda-feira (15).

A operação, que nasce com proposta multiplataforma, integrando TV aberta, TV por assinatura, streaming gratuito e digital, amplia o perfil comercial da emissora.

'Hoje é o dia em que o SBT olha para o passado e entende como chegou ao presente e faz um pacto para o futuro. O SBT News não tem partido, não tem lado. E a presença de vocês mostra isso. O lado do SBT será o Brasil', discursou Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações, responsável pela implementação do SBT News.

Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações, responsável pela implementação do SBT News | Imagem: Alê Oliveira

Em conversa com o propmark, Fernando Fischer, superintendente de negócios e comercialização do SBT, afirmou que “a qualificação do SBT News vem com uma concentração maior no público AB, que o SBT já atinge, mas não de forma tão concentrada. Isso amplia o arco de anunciantes, que passam a contar com essa fortaleza que o News traz”, disse.

Fernando Fischer, superintendente de negócios e comercialização do SBT | Imagem: Alê Oliveira

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o prefeito da capital Ricardo Nunes.

Para o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o lançamento do SBT News é histórico. 'Ganhamos mais um canal de jornalismo em um momento de polarização acirrada e afetiva, em que as pessoas às vezes se odeiam por pensar diferente', disse.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Imagem: Alê Oliveira

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também comemorou o lançamento do novo canal. 'O SBT News já começa muito bem. Já nasce com um time de craques que vai fazer a diferença neste momento em que a gente precisa de informação', afirmou

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes | Imagem: Alê Oliveira

A grade contará com mais de 20 horas diárias de programação ao vivo e reúne jornalistas com atuação em política, economia e hard news, como Raquel Landim, Basília Rodrigues, Amanda Klein, Celso Freitas, Leandro Magalhães, Camila Mattoso, Sydney Rezende, entre outros.

Jornalistas da equipe do SBT News: Raquel Landim, Amanda Klein e Basília Rodrigues | Imagem: Alê Oliveira

Entre os programas confirmados está ‘De Frente com o CEO’, apresentado pela jornalista Layane Serrano, fruto da parceria entre o SBT e a Exame. Pelo acordo, a Exame passará a distribuir conteúdos produzidos pelo SBT News em seu site, enquanto o canal exibirá conteúdos da Exame tanto em seu novo portal quanto na TV.

O discurso de Silvio Santos feito por inteligência artificial foi o grand finale do evento de lançamento do canal de notícias.

'Boa noite, senhoras e senhores, boa noite, auditório. Hoje é um dia muito especial. Eu fico muito feliz de ver tanta gente importante reunida aqui. Eu quero agradecer a presença das autoridades, dos empresários, dos convidados, dos meus colegas de trabalho e, claro, da minha família, que sempre me apoiou em tudo o que eu inventava. Agora, é a minha vez de apoiar a minha mulher, Iris, minhas filhas Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Silvio Santos criado por IA discursou no lançamento do canal de notícias | Imagem: Alê Oliveira

Quando eu comecei na televisão, ninguém imaginava que um dia a gente ia ter um canal só para notícias, 24 horas por dia.

Naquela época, o povo dizia: 'Mas quem é que vai aguentar isso, Silvio?' (risos). Pois é, o tempo passou, o mundo mudou, e a forma de se comunicar também.

Hoje, a informação correta e profissional é essencial para ajudar as pessoas a crescerem, a conviverem bem umas com as outras e deixar o país mais forte.

E é por isso que nasce o SBT News: para informar com verdade, com responsabilidade e, acima de tudo, com respeito ao público.

Em 1988, eu escrevi uma carta aos nossos funcionários com os princípios editoriais do SBT.

Tem 14 regras aqui, olha só: credibilidade, respeitabilidade, seriedade, isenção, apartidarismo, personalidade, produto indispensável, popular, moderno, empresarial, objetivo, didático, sem pessimismo e sempre, sempre com o público em primeiro lugar.

E aqui no final diz o seguinte: 'Devemos obedecer a esses princípios para podermos cumprir a missão de informar bem para melhor formar nosso povo e nossa gente'.

E é isso que o SBT News vem fazer: informar bem para ajudar o Brasil a ser ainda melhor!

Agradeço a todos que trabalharam nesse projeto e a todos que acreditaram que o SBT podia dar mais esse passo.

Que Deus abençoe a todos!'

Deepfake de Silvio Santos

Imagem do topo: Alê Oliveira