SBT transforma reality show em 'conto de fadas do futebol'

 

 

Para divulgar a reta final do reality show “Menino de ouro”, o SBT investiu em um filme inspirado nos contos de fadas, mas adaptados à realidade dos garotos que participam do programa – que procura um novo talento do futebol. O comercial “Um conto de fadas no país do futebol” foi exibido durante o “Domingo Legal” e será veiculado pela emissora durante a programação, além do seu canal no YouTube e nos cinemas.

Estilizada como uma história em quadrinhos, a animação conta a história de um garoto humilde que ganha uma chance para atuar em uma partida de futebol, mas que, após uma atuação de gala, perde sua chuteira dourada. Inicia-se então a busca pelo menino de ouro do futebol brasileiro. A ideia de criar um filme baseado em um conto de fadas surgiu com o desejo comum aos jovens brasileiros de se tornar um jogador profissional, conta Kevin Zung, diretor de criação da Publicis, agência responsável pela campanha. “Os garotos que moram no Brasil têm esse sonho de ser jogador. Se o sonho das meninas é ser uma princesa, o dos meninos é ser um grande ídolo. Usamos esse raciocínio para criar a campanha, que proporciona justamente isso”, diz ele, lembrando que o vencedor do “Menino de Ouro” terá uma chance para atuar como atleta de um grande clube paulistano.

Segundo Zung, a equipe de criação tomou um cuidado especial para fazer com que a ideia de conto de fadas fosse aceita pelo público masculino jovem. Houve a preocupação em “falar a língua da garotada” e mostrar um personagem de trajetória difícil, que sonha com uma chance no esporte. Também levando em conta esse aspecto, a agência optou por uma narração em rap e pelo traço do ilustrador Kako para o trabalho. “Optamos por uma animação porque havia a ideia do conto de fadas e a história tem um aspecto lúdico. Tivemos o cuidado de não mostrar o rosto do menino, o personagem pode ser qualquer um, é uma história impessoal”, explica o publicitário.

O filme será veiculado até o dia 16 de junho, data em que será exibido o último episódio do “Menino de ouro”. A estratégia da Publicis de guardar o conto de fadas para a reta final do programa tem a ver com a empolgação que toma conta dos espectadores ao final de reality shows. “A intenção foi esperar o alvoroço dos últimos episódios, quando sobram apenas os principais finalistas”.