Schincariol passa a ser Brasil Kirin

 

A partir desta segunda-feira (12), a Schincariol passa a se chamar Brasil Kirin. A mudança acontece cerca de um ano após a aquisição de seu controle acionário pleno pelo grupo japonês Kirin Holdings Company, presente em mais de 15 países e do qual fazem parte 41 mil funcionários pelo mundo.

De acordo com Gino Bernizon Di Domenico, presidente desta “empresa que já nasce grande”, o processo para o novo posicionamento da Schincariol teve início seis meses atrás, sob o suporte da consultoria de branding 2 ½ e da Lew’LaraTBWA. O executivo garantiu que, a curto e médio prazo, os produtos do portfólio da companhia permanecerão com seus nomes atuais. Ao consumidor, a Brasil Kirin será apresentada a partir do dia 25, quando uma campanha para comunicar a mudança chega à TV e aos veículos impressos.

Para a construção da nova marca, foram realizadas pesquisas com o objetivo de determinar a percepção do público sobre a Schincariol e a Kirin. As culturas brasileira e japonesa também foram analisadas. No ideograma criado, as cores simbolizam o Brasil e os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. O desenho é inspirado no ícone original japonês para água, matéria fundamental para a produção de bebidas, e é acompanhado pela assinatura “Força de Respeito” – que, de acordo com Domenico, resume a missão e os valores da Brasil Kirin: “uma empresa que respeita consumidores, fornecedores, clientes, funcionários e revendedores e que transmite respeito por sua força e capacidade industrial”.

Ainda segundo o presidente da Brasil Kirin, os desafios para o próximo ano incluem o aumento da rede de distribuição dos produtos alcoólicos e não alcoólicos (atualmente, são comercializados em 600 mil pontos de venda no país) e o diálogo constante com o consumidor, que terá forte poder de influência na definição de bebidas vendidas no Japão pelo grupo e que podem, no médio prazo, chegar ao comércio brasileiro. Atenção especial deve ser dada às regiões Sul e Sudeste, já que os itens da companhia já têm participação significativa nos mercados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.