Renovação

Divulgação/CBF


O Guaraná Antarctica aproveitou a convocação do técnico Tite para os próximos amistosos da seleção brasileira, na semana passada, para anunciar a renovação de seu patrocínio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O acordo prevê apoio a todas as categorias das seleções do Brasil por mais oito anos. A marca é parceira da CBF desde 2001 tanto para as seleções de futebol masculino quanto para a feminina (de base e principal). Na Copa do Mundo de Futebol Feminino, em junho deste ano, a marca teve papel protagonista com campanha de valorização do esporte feminino. No filme Seleção Feminina é #CoisaNossa, criado pela AlmapBBDO, Guaraná convidou novos patrocinadores a apoiarem a categoria. Lay’s, O Boticário e Gol, entre outras marcas, aderiram ao movimento.

Jogo novo

O publicitário Tiago Xisto passa a jogar em outros territórios. Ele deixou o cargo de gerente de mídia da agência Wunderman na semana passada para assumir o posto de CEO do Vivo Keyd, um dos principais times de eSports do Brasil. No Vivo Keyd, o executivo será responsável pelo desenvolvimento de novos patrocínios, e pela estratégia que será usada pela equipe dentro e fora das eArenas. Atualmente, o time é patrocinado pela Vivo e Acer. Xisto é também professor no curso e-Sports: A Nova Arena de Negócios, Desenvolvimento de Projetos em e-Sports, da Fundação Instituto de Administração (FIA Business School).

Capacitação
Começa a partir desta segunda-feira (26), em São Paulo, a segunda edição do curso de Sports Management – Brazilian Experiences, da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). A programação contempla cases de sucesso na gestão esportiva no Brasil e exterior, além de visitas técnicas a empreendimentos desportivos. O curso inclui debates sobre patrocínio, elaboração de projetos, esporte paralímpico, concepção, planejamento e logística de eventos. Também integram a grade temas como legislação e financiamento, estrutura administrativa de federações e sindicatos, marketing esportivo, megaeventos, origem do futebol no mundo e no Brasil e os desafios da administração de estádios. Voltado para alunos de diferentes nacionalidades, o curso teve em 2018 a participação de inscritos do Brasil, Bélgica, Colômbia, França, Holanda, México e Marrocos. As aulas são ministradas sempre em inglês até o dia 9 de dezembro.

Direção

A Buser, plataforma digital que conecta ônibus fretados e passageiros, está ampliando as suas ativações no futebol. Em julho, a empresa anunciou o patrocínio ao Flamengo, com a veiculação da marca na manga da camisa rubro-negra no time profissional masculino e feminino, além da exposição nas costas do time sub-20. Agora, traz conteúdo digital com depoimentos de jogadores da série A do Campeonato Brasileiro.

Na campanha #Buserdetodasascores #PaznoFutebol jogadores compartilham nas redes sociais da Buser a experiência de usar os serviços de transporte promovidos pela empresa. Craques como Raphael Veiga, do Palmeiras; Lucas Crispim, da Chapecoense; e o goleiro Jean, do São Paulo, participaram da ação.

Estilo

A Authen chega ao mercado de running com a proposta de oferecer vestuário de performance específico para mulheres. A marca brasileira acaba de lançar cinco linhas integradas para quem está em busca de correr uma maratona. As coleções Signature, Grit, Grit Sprint, Fortalecimento e Recuperação foram pensadas para cada etapa do processo de treinamento com níveis diferentes de compressão no tecido. O engenheiro americano Christopher Spikes é CEO e fundador da nova marca no Brasil.

Gol
O pentacampeão mundial Cafu é embaixador do novo aplicativo Golaço de Ouro. A plataforma digital criada pela Gift Promoções funciona como um “bolão” do Campeonato Brasileiro. Disponível para os sistemas iOS e Android, o app distribuirá quase R$ 100 mil durante o torneio. O cupom, válido para todo o campeonato custa R$ 34,90. Já a aposta para uma rodada avulsa sai por R$ 4,90.

Respeito

Não é de hoje que os árbitros de futebol costumam ser protagonistas das partidas diante da responsabilidade de decidir lances polêmicos. Como forma de fomentar a tolerância ao trabalho dos profissionais, a CBF lançou a campanha Respeito: Essa é a Regra do Jogo. O filme foi criado e produzido pela agência Zoégas e será veiculado em TV aberta, Pay TV, jornal e digital, além de ativações nos jogos do Campeonato Brasileiro.