HACKER

Todo mundo nasce criativo, mas quem nasce na América Latina se torna um hacker. Esse foi o tema da palestra que Saulo Rodrigues, vice-presidente executivo de criação da R/GA São Paulo, proferiu em Cannes no espaço Whalar, startup do programa de ventures da R/GA global. Ele dividiu a cena com Mariano Jeger, VP/ECD da R/GA SS Latam durante encontro dos criativos da rede. Eles analisaram como “os problemas dos países subdesenvolvidos são resolvidos e potencializados pela criatividade, hackeando plataformas, falta de recurso e tecnologia.” Rodrigues explicou: “Ao mesmo tempo que os consumidores estão hackeando os problemas de diversas novas formas, as agências e clientes, ainda, resolvem muitos com uma mesma ferramenta: filmes. Precisamos de diversidade de competências nas nossas agências e criar mais do que apenas pensar, só dessa forma podemos competir na mesma velocidade que nossos consumidores, que estão criando e achando soluções inovadoras diariamente. Nosso valor está em hackear a complexidade atual, resolvendo problemas com uma mistura de talentos. Precisamos sair de um modelo de síntese e metáfora para um modelo baseado em possibilidades”, destacou Rodrigues.

PLANOS

A Repense, dos sócios Otávio Dias, Luna Gutierres e Flávia Paranhos, está investindo em contratações como as de Alexandre Ravagnani (ex-BETC Havas), para a posição de ECD, e Nino da Silva (ex-Peppery, Wunderman e Publicis), para a direção geral de mídia e BI. Thiago Xavier foi promovido para diretor de atendimento.

ENGAJAMENTO

A Y&R recebeu na semana passada Samantha Almeida, da Mynd8, e a drag Aretusa Lovi para falar sobre parcerias entre marcas e artistas LGBTQIA+. A agência aproveitou a Pride Week para aderir aos 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos.