Secom contratará três agências para atender à Presidência
A Secretaria de Comunicação Social – Secom – lançou hoje o novo edital para contratação de três agências de publicidade que atenderão à Presidência da República. As agências vencedoras administrarão uma verba anual estimada em R$ 150 milhões. As propostas para participar da licitação e os documentos necessários para a participação deverão ser entregues pelas agências até o dia 17 de dezembro. Os contratos terão vigência de 12 meses, prorrogáveis por mais 48 meses.
Segundo a assessoria de imprensa da Secom, a licitação, que segue as orientações das leis nº 4.680/65 e nº 8.666/93, vai contar com um importante diferencial em relação ao processo anterior. Para garantir isenção na análise das propostas, não haverá identificação do nome das agências participantes no plano de comunicação publicitária apresentado na fase de avaliação da proposta técnica. O item em questão é considerado a parte mais importante desta etapa já que corresponde a 65% da nota técnica. Os outros 35% dizem respeito aos itens cases, repertório e capacidade de atendimento. A licitação será do tipo “melhor técnica” e a proposta de melhor preço será submetida à aceitação pelas três agências vencedoras do processo licitatório na fase técnica. No edital publicado hoje no Diário Oficial, o tema do problema de comunicação apontado é relacionado ao programa de revitalização e ao projeto de interligação das bacias do rio São Francisco.
Além das determinações acima, o edital determina também que as agências vencedoras tenham, no mínimo, treze profissionais instalados em Brasília. Elas deverão também contar com um núcleo de mídia, com pelo menos seis técnicos, para prestar atendimento à Secom relacionados com a execução do contrato. O edital segue ainda as recentes determinações do TCU para a contratação de agências, entre elas, “vedação de serviços de assessoramento e apoio na execução de ações de assessoria de imprensa, relações públicas, promoção, patrocínios, organização de eventos, planejamento e montagem de eventos em feiras e exposições”; “procedimento de controle das inserções de veículos” e “vedação à subcontratação de serviços de concepção e criação das ações de publicidade”.
A Secom também prepara um outro edital para a produção de um novo site da Presidência da República; um para a contratação de uma empresa de relações públicas para promoção do Brasil no Exterior e ainda um edital para a realização de pesquisas de opinião/avaliação sobre temas ligados às políticas públicas e serviços do Poder Executivo Federal, com o intuito de orientar as ações de comunicação.