Segmento de autos prevê melhora
Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, essa melhora se deve à recente regulamentação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de frear as demissões no país. “Isso pode representar um ponto de confiança do consumidor brasileiro. Hoje o que derruba a confiança é o medo de perder o emprego”, acredita. “Com isso, devemos ter uma melhora nas vendas, já que o primeiro semestre foi muito ruim devido ao aumento de custos tributários, alíquotas e insumos de produção como energia elétrica, que aumentaram muito o valor da fabricação”, lembra.
O executivo lembra que momentos de retração são aqueles que exigem esforço maior de vendas e criatividade. “Por isso lançamos tantas campanhas ousadas recentemente, como a que está oferecendo, de uma só vez, preço de empregado, preço de nota fiscal de fábrica e a troca com troco, além daquela em que a empresa bancava até quatro parcelas do financiamento caso o consumidor perdesse o emprego”, diz. “Boa parte do nosso sucesso também se deve ao bom desempenho comercial da nova linha de produtos. O Onix e o Prisma logo se transformaram nos modelos mais vendidos da marca”, pontua.
A empresa prepara, ainda para este ano, lançamento de tecnologias inéditas no Brasil, que na visão da multinacional permanece como um dos maiores mercados automotivos do mundo. De acordo com Munhoz, e também com a Anfavea, o ajuste fiscal prometido pelo governo para o segundo semestre deverá ajudar a recuperar a confiança do consumidor. “Acreditamos que o ajuste fiscal permitirá ao país recuperar a credibilidade, e o consumidor irá voltar a se sentir mais seguro para adquirir bens duráveis como o automóvel, retomando o ritmo econômico”, declara Munhoz.
Com as linhas KA, Fiesta, EcoSport, Focus e Fusion, a Ford teve crescimento em participação na indústria automotiva no Brasil, representando 10,7% de market share no período, um crescimento de 1,3% em relação ao ano passado. No próximo mês, a montadora coloca no mercado o Novo Focus Hatch e o Focus Fastback.
“Tivemos um crescimento significativo, mesmo diante dos desafios atuais do mercado. Estamos em plena realização da campanha dos nossos dois grandes lançamentos de 2015. Nossas ações reforçam o fato de que nós acreditamos no crescimento do Brasil no médio e longo prazo”, ressalta Oswaldo Ramos, gerente -geral de marketing da Ford.
Para os dois lançamentos, o executivo diz que a empresa investe em uma ação de respeito ao consumidor, criada objetivando a fidelização. “Para os proprietários dos modelos 2014/2015, criamos uma condição de venda exclusiva, oferecendo um desconto na compra do novo modelo. A oferta será válida por três meses, dentro de um sistema de pré-venda. O desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo”, explica o executivo, revelando que a empresa aumentou também o investimento em mídia digital para se aproximar do consumidor “que, cada vez mais, tem pesquisado a compra do seu novo carro na internet”.
Na mesma linha otimista, e visando conquistar a confiança do consumidor, a Volkswagen acaba de colocar no ar a campanha “volkswagen#vale”, que além de filme para TV reúne peças para impresso, digital, rádio e mídia exterior. O objetivo é reforçar a tecnologia e a durabilidade dos veículos da marca e, assim, conquistar clientes que ainda se sentem inseguros.
PESQUISA
Com a ascensão do digital entre os mais diferentes tipos de anunciantes, inclusive do setor automotivo, surgem formas de potencializar o uso do meio para levar o consumidor até o ponto de venda, onde, neste caso específico, irá concretizar a compra. Uma pesquisa realizada pela
Rocket Fuel revela que o melhor call to action para este mercado é o apelo “Construa você mesmo”. Segundo o estudo, propagandas em que os consumidores têm a chance de personalizar o veículo são 106% mais eficazes do que a média. Já a utilização de termos como “Compre agora” aumentam a eficácia da campanha em 40%, enquanto que “Encontre o seu” aumentam em 12% e “Detalhes do veículo”, em 4%.
“A mídia digital vai de encontro a esse momento que o Brasil está passando, é um formato de mídia que tem uma aferição melhor do que está sendo investido. Com a mídia programática você consegue fazer testes, mudar as campanhas se necessário, e ter melhores resultados”, orienta Edvaldo Acir, diretor-geral da Rocket Fuel para o Brasil e América Latina. “Já existem tecnologias que podem ajudar bastante as empresas a criar um call to action realmente eficiente, que leve o consumidor até uma concessionária”, adianta o executivo.
Segundo Acir, o Mobile Local Lift, novo serviço da Rocket Fuel que funciona com geolocalização, é uma dessas tecnologias diferenciais que em breve estará disponível no mercado brasileiro. “Com o Local Lift você pode, por exemplo, criar uma campanha em que o usuário que passou perto da concessionária, e foi impactado, receberá uma oferta ou um convite para test drive no celular”, comenta.
Em 2014, os anúncios com tecnologia de geolocalização da Rocket Fuel ganharam o mercado nos Estados Unidos e tiveram aumento de 41,34%, o que representou mais de 593 milhões de publicidade móvel no país.