Segunda, eu começo

Edição 781

Comportamento/gestão

 

Por Lygia Pontes

 

 

Toda semana é a mesma coisa —principalmente na segunda-feira: é o momento em que começamos a fazer algo novo ou pelo menos pensamos em fazer. Pode ser umaatividade planejada há bastante tempo ou uma promessa recente. Não importa. As duas opções são válidas. Porém, é importante pensar bem no que se escolhe fazer, para não desistir no meio do caminho. Quando isso acontece, a frustração aparece e leva embora o ânimo para colocar em prática outras atividades, inclusive o seu trabalho.

E como realizar algo está entre as maiores dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia, selecionei algumas recomendações valiosas para que você consiga riscar cada vez mais pendências da sua lista —nada mais animador do que escrever “ok” ao lado de alguns itens, não é?

 

1. Verifique sua disponibilidade: antes de começar qualquer atividade, é importante que você entenda se tem tempo e energia para se dedicar a ela. Além disso, você precisa compreender se a sua disponibilidade irá permitir que alcance suas expectativas. Por isso, nada de se matricular na academia e aparecer por lá apenas 20 minutos uma vez por semana esperando ficar cheio (a) de músculos em poucos dias.

 

2. Faça contas: além da sua disponibilidade de tempo e energia, é preciso verificar sevocê tem fôlego financeiro para realizar essa nova atividade. É comum as pessoasdesistirem de algo por não conseguirem arcar com seus custos, o que gera bastantefrustração e preocupação, já que a questão financeira é um assunto bastante sensível.

 

3. Entenda a relevância: verifique se o que pretende fazer é importante para você agora. Pode ser que fizesse sentido há algum tempo e não mais quando você decidiu colocar em prática. Por exemplo: por mais que o seu sonho sempre tenha sido fazer um curso de criação, será que nesse momento da sua trajetória profissional e do mercado de trabalho não será mais útil para você aprender a fazer edição de vídeo?

 

4. Avalie o andamento: é comum aquela empolgação do início diminuir conforme oandamento de uma atividade. O que não pode é deixar a vontade desaparecer. Mas, se isso acontecer com você, é sinal de que uma mudança precisa ser feita. Por isso, verifique com frequência como se sente em relação ao que realiza. Por exemplo, se você não percebe avanço na sua performance nas aulas de corrida e não sente mais satisfação enquanto corre, esse pode ser um sinal de que precisa fazer outra atividade.

 

5. Tenha opções: ao colocar em prática as dicas acima e perceber que algo precisa ser mudado, verifique as alternativas que possui. Por isso, é importante sempre ter uma lista com outras atividades. No caso da academia, por exemplo, você pode ter como primeira opção a musculação e, em seguida, aulas de boxe. Se depois de colocar em prática todas essas recomendações, você perceber que não tem conseguido seguir adiante com algumas atividades, pare, pense e entenda porquedesistiu de fazê-las. Ao identificar a razão disso, você pode evitar cair de novo nessaarmadilha.