Semana ARP da Comunicação debate marcas sólidas
Tracanella falou sobre as ações adotadas para a mudança de percepção da marca pelo público, o desafio de ser um dos patrocinadores da Copa no Brasil mais lembrados e a necessidade de mexer não apenas com a razão, mas com a emoção. “A gente começou a perseguir um espaço no coração das pessoas, mesmo sendo uma marca de banco e carregando todo esse passivo”, disse.
O Itaú investiu em ações inovadoras, como distribuição de livros infantis, bicicletas para aluguel em sete cidades, além de descontos em eventos culturais. Segundo Tracanella, o banco tem buscado estabelecer uma nova relação com os clientes, gerando identificação e inspiração. “Nosso propósito é transformar o mundo das pessoas em algo melhor”, destacou.
Ainda na segunda-feira (17), o publicitário Dado Schneider ministrou a palestra “Marcas Sólidas, Conteúdo Líquido, Pessoas Gasosas”, no Sheraton Hotel. Para ele, qualidade e preço são as obrigações básicas de uma marca. Para se diferenciar, é preciso ter velocidade e disponibilidade. “Quando a gente tem qualidade, preço, velocidade de resposta e disponibilidade se faz uma marca”, disse. “Também é preciso inovar e fazer a marca pulsar”, complementou.
Persistência foi um termo usado pelos dois palestrantes. Ambos disseram que é preciso ter persistência para construir uma marca ou crescer no mercado. A Semana ARP segue até sexta-feira (21) com palestras e workshops.