Semana do Rock: videoclipes e publicidade mantêm relação próxima
O Festival de Cannes concedeu este ano o Grand Prix em “Entertainment Lions for Music”, que consagrou o videoclipe brasileiro “Bluesman”, do rapper Baco Exu do Blues, em parceria com o Coala Festival. O filme foi feito pela AKQA e a Stink Films foi o primeiro GP do país na categoria. Mas essa aproximação entre a publicidade e o showbiz não é de hoje.
Além das bandas serem dirigidas por nomes conhecidos do mercado publicitário mundial, alguns clipes brincam com famosos comerciais. Relembre algumas delas:
Bad Religion
True North, o penúltimo disco da banda californiana, teve o clipe homônimo dirigido por Zach Merck.
Merck trabalha no Ridley Scott Creative Group e já fez diversos comerciais, como este para a Chevrolet.
System of a Down
O famoso diretor Jake Nava é o responsável por B.Y.O.B, da banda americana System of a Down.
Mas além de dirigir clipes de Britney Spears, Beyoncé, Arctic Monkeys e Adele, Nava ganhou um Leão de Prata em Film no ano de 2018 por seu trabalho para a Levi´s.
Foo Figthers
A banda é conhecida por seus icônicos videoclipes com o vocalista Dave Grohl interpretando diversos papeis. Em “Big Me” a banda fez uma paródia do clássico comercial de Mentos.
A versão original da propaganda:
Titãs
Os Titãs levaram todas as referências e o próprio Carlinhos Moreno, icônico garoto-propaganda da Bombril para o videoclipe da regravação de “Pelados em Santos”, dos Mamonas Assassinas. Atenção, o vídeo contém cenas de nudez: