‘Sempre gostei de ideias, mas também de resultados’, atesta Benjamin Yung

Campeão da categoria Liderança de Agência no Prêmio Melhores do propmark, executivo encara prêmio como evolução de trajetória como criativo e presidente da DPZ

Benjamin Yung atribui o título de Liderança de Agência ao processo de reconstrução da DPZ, do Publicis Groupe. “Ninguém vira esse jogo sozinho. Liderança é sobre formar outras lideranças e trabalhar junto. Eu apenas represento um time enorme que merece esse reconhecimento”, diz o CEO da marca fundada por Roberto Duailibi, José Zaragoza e Francesc Petit em 1968.

Uma das poucas lideranças de agências egressas da área de criação, Yung encara a conquista do prêmio como uma evolução em sua trajetória, “não apenas como criativo, mas como presidente, após quatro anos nessa função”, avalia.

A paixão pela propaganda surgiu da chance de unir criatividade e impacto real nos negócios. “Sempre gostei de ideias, mas também de resultados. Quando percebi que a publicidade podia juntar estratégia, cultura, criação e transformação de marcas e mercados, entendi que era ali o meu lugar”, atesta.

Benjamin Yung: “Represento um time enorme que merece esse reconhecimento” | Imagem: Divulgação

Mas a jornada de Yung começou no mercado anunciante. Aos 20 anos, estagiou no marketing da Unilever, para a marca Omo. O ano era 1997 e a empresa ainda se chamava Gessy Lever. Depois, veio o ingresso na criação. DW, Y&R, Age, Loducca, Leo Burnett, DM9, FCB e AlmapBBDO estão entre as agências nas quais Yung trabalhou. Já a Suno, ele ajudou a fundar. Trabalhou também na então Leo Burnett de Turim, na Itália, e na Pereira O’Dell São Francisco (EUA).

“O primeiro ponto de virada foi quando deixei o mundo corporativo para me arriscar na criação. Foi um salto sem garantia nenhuma, mas deu certo. Em pouco tempo, os prêmios e reconhecimentos começaram a aparecer, e isso ajudou muito na minha evolução dentro do mercado”, relembra Yung.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.