De acordo com a CNDL, a data deve levar mais de 100 milhões de pessoas às compras, movimentando mais de R$24 bilhões no comércio brasileiro

O Dia dos Pais será celebrado neste domingo, dia 14 de agosto, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a data promete levar mais de 100 milhões de pessoas às compras, movimentando mais de R$24 bilhões no comércio brasileiro.

Segundo o estudo “Tendências e Insights para o Dia dos Pais”, realizado pela Macfor, as buscas na internet relacionadas à data começam entre um mês e 15 dias antes, e, se intensificam nos últimos 6 dias que antecedem a ocasião. Neste mesmo período, as marcas começam a lançar as suas campanhas.

Entre as temáticas trazidas pelas empresas deste ano, mostrar a paternidade de uma forma sensível, seja na desconstrução da masculinidade ou na linguagem, foi a mais escolhida entre as campanhas. Veja abaixo algumas das campanhas que as empresas e marcas estão veiculando pelo país para celebrar a data.

Outro tema detectado foi a 'sentimentalização' da data, como apontou um mapeamento realizado pela Squid. Um dos destaques foi o sentimento positivo em relação às publicações sobre a data, que dominou os assuntos

A sentimentalização dos comentários nos posts, métrica importante para medir o impacto da publicação com o público segundo a Squid, obteve um ótimo desempenho na avaliação.

De acordo com os dados coletados, os comentários positivos representam 88,7% do total desse tipo de interação nas redes sociais, o que aponta que 9 entre 10 seguidores que deixaram um comentário nas publicações referentes à data, tiveram um sentimento positivo em relação ao tema e ao conteúdo publicado.

Mercado Livre
O tom emotivo toma conta de todo o filme da campanha de Dia dos Pais do Mercado Livre, que é estrelado pelo ator Chay Suede e busca convidar os consumidores a presentearem não apenas os pais que lhe deram a vida ou os criaram, mas também os pais que a vida lhes deu de presente.

A campanha, criada pela GUT São Paulo, conta com inserções em TV aberta e em digital, além de ações de marketing de influência no Instagram e no Tiktok.

Natura
A Natura lançou duas campanhas para celebrar o Dia dos Pais. Em uma delas, a marca convidou o rapper e compositor Mano Brown e seus dois filhos, Domênica e Jorge Dias, com o objetivo de reforçar o lançamento da linha Natura Homem Neo e apresentar diversos olhares sobre as masculinidades a partir do ponto de vista da relação entre um pai e seu filho.

Na outra, em um contexto de celebrar a data de uma forma mais geral e sem foco em um produto específico, a marca quis trazer um novo olhar para a masculinidade na data.

A campanha "Mundo Novo", criada pela Galeria, teve como objetivo retratar a relação verdadeira entre o pai e filho nas visões de Guga e Leo. Nas cenas, o pai fala sobre a emoção de quando o filho nasceu e do tanto que ele reaprende sobre a vida e o novo mundo com o garoto.

Renner
Para celebrar a data, a Renner convidou o atleta e ex-BBB Paulo André, o ator Julio Rocha e o músico Lucas Silveira para mostrarem as trocas e momentos especiais da paternidade.

A campanha "O amor inspira" tem como objetivo reforçar como o amor pode promover relações de afeto e participativas, e, assim, conectar e inspirar outros pais.

Farfetch
A Farfetch trouxe uma campanha que tem como mote a pergunta: o que faz seu pai ser simplesmente único? Em parceria com a revista GQ, a empresa teve como objetivo reforçar a curadoria da plataforma em uma comunicação que celebra o street style ao lado de grandes artistas brasileiros, o ator Jonathan Azevedo e o rapper DonCesão.

Riachuelo
Para a campanha deste ano, a Riachuelo apresentou o conceito “Pai Presença” com uma campanha estrelada por Marcos Mion.

A campanha trouxe o significado de um pai presente com dicas práticas de como a presença pode ser a chave para uma boa relação com os filhos e a família, sempre mostrando que não há apenas uma maneira de ser pai e sim diferentes desafios para uma paternidade ativa.

Dzarm
A Dzarm convidou os pais Guto Cavanha, Jonathan Azevedo e Mateus Verdelho para compartilharem suas experiências na campanha de Dia dos Pais da marca.

Na campanha, eles relatam suas relações com seus filhos e com a moda.

Band
A campanha de Dia dos Pais da Band trouxe depoimentos de apresentadores e jornalistas da casa e foi desenvolvida para poder, por meio da perspectiva dos próprios pais que fazem parte do elenco da Band, homenagear todos os pais do Brasil.

Entre os profissionais da Band que fizeram seus depoimentos estão Edu Guedes, José Luiz Datena, Neto, Eduardo Oinegue, Joel Datena, Sergio Mauricio, Felipe Vieira, Milton Neves, Henrique Fogaça, Angelo Campos, Tatola, Dennys Motta, Elia Júnior, João Paulo Vergueiro, Ronaldo Giovanelli, Denílson, Fernando Fernandes, Reginaldo Leme, Velloso e Souza.

Bradesco
O Bradesco está celebrando o Dia dos Pais em uma campanha mostra pais e filhos em momentos de encontros verdadeiros. A campanha foi criada pela Aldeiah. e tem como assinatura "Ser pai é vir primeiro muitas vezes”