“Será difícil o Brasil repetir desempenho”

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Mateus de Paula Santos, diretor criativo da Vetor Zero, será jurado de Film Craft

No ano passado, o Brasil não levou o Grand Prix em Film Craft, mas conquistou nove Leões, sendo quatro de ouro e cinco de prata, com cinco campanhas diferentes – o destaque foi 100, da F/Nazca Saatchi & Saatchi e da Stink São Paulo para a Leica. Este ano, o brasileiro Mateus de Paula Santos, sócio e diretor-criativo da Vetor Zero, estará no júri da área e prevê um desempenho menos exitoso do país. Segundo Santos, o período atual de crise está inibindo os investimentos dos anunciantes em ações que chamam a atenção no festival. Ele também espera uma diminuição considerável no número de trabalhos inscritos. Veja a seguir os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao PROPMARK.

Desempenho
Acho que será difícil vermos o Brasil repetindo o desempenho que teve no ano passado, tanto em Film quanto em Film Craft, a área em que eu participarei como jurado. Na verdade, de jeito nenhum repetirá. No ano passado havia um trabalho que desequilibrou a balança, que foi o 100, produzido pela Stink São Paulo para a Leica em campanha criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi. Esse trabalho já foi para o festival sabendo que iria ganhar muita coisa. Esse ano não tem nada parecido. Não vejo nenhum filme brasileiro se destacando em outros festivais nesse nível. A não ser que haja alguma coisa ainda escondida, acho bem difícil. Não teremos outro 100 tão cedo.

Crise
O momento econômico atual atrapalha principalmente por causa da redução dos investimentos. Isso vale tanto para Film Craft como em Film, duas categorias que precisam de investimento para concorrer com peças de outros países que produzem trabalhos de alta qualidade, como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo. Além disso, o momento inibe o número de inscrições de peças no festival. As empresas acabam inscrevendo apenas nas subcategorias que acreditam ter grandes chances de ganhar. Outro motivo importante é que o investimento acaba indo para ideias menos arriscadas, que chamam menos a atenção em um festival de criatividade. O cliente aposta mais no arroz com feijão em momentos como esse.

Critérios
São muitas subcategorias em Film Craft. Animação, edição, roteiro e direção de arte, entre outras. Inclusive, já estamos julgando pela internet. O que acredito ser fundamental é a peça estar inscrita na categoria certa. A explicação do trabalho também deve estar bem feita. E no final, como são muitos trabalhos bons, o que define o Leão é algum detalhe que faz a diferença.

Film Craft X Film
São categorias totalmente diferentes. Resumidamente, em Film o que vale mais é a ideia. Em Craft, a qualidade da execução tem mais peso.

Relevância
O Cannes Lions é considerado um dos principais festivais da indústria publicitária e criativa no mundo, principalmente por causa da tradição. O mercado brasileiro sempre deu uma atenção especial para ele. Além disso, é um evento global. O One Show, por exemplo, é mais relevante nos Estados Unidos. O D&AD, na Inglaterra. Cannes tem mais apelo para mercados fora do eixo Estados Unidos e Inglaterra. Tem muita coisa da Ásia também, da Alemanha. Nesse sentido, ele é mais aberto para outros mercados.

Ocupado
O festival tem muitas atrações legais, mas estou consciente de que não vou ver absolutamente nada além de filmes. O julgamento na área de Film Craft é bem duradouro é tomará praticamente todo o meu tempo. Sei que tem muita coisa interessante no evento, mas nem estou pesquisando muito para não passar vontade.