Sergio Gordilho: 'A publicidade sempre foi entretenimento'
Co-CEO e CCO da Africa, criativo será jurado do D&AD pela sexta vez neste ano
A relação de Sergio Gordilho, co-CEO e CCO da agência Africa, com o D&AD, o festival que valoriza o craft, é longa. Começa quando estudou design no fim dos anos 1990 em Londres e o D&AD reconheceu um trabalho seu inscrito em um concurso do festival que resultou em convite para se tornar um dos representantes do mercado inglês de publicidade no Cannes Lions.
Desse tempo em diante a relação evoluiu e Gordilho já foi jurado por cinco vezes, das quais duas como presidente. Este ano chega à sexta participação, desta vez na área de Entretenimento. O júri online, que vai fazer curadoria do que será julgado presencialmente em maio, já está em andamento.
“A publicidade sempre foi entretenimento. Ela informa? Sim! Mas a base é entreter as pessoas. Quando nos lembramos das grandes campanhas, todas tem o entreteniento como fortaleza. Estruturamos os intervalos comerciais na televisão e no rádio com entretenimento. E cada vez mais o conteúdo que a gente “uploada” dentro das redes sociais tem entretenimento. É a unica maneira de engatar e fazer as pessoas se envolverem com a nossa conversa. É uma área muito rica e com grande tendência de crescimento. E não é só no D&AD, mas em todos os festivais de publicidade. No Cannes Lions já temos quatro linhas: Entretenimento puro, para música, para esportes e este ano para games”, destaca Gordilho.
O tempo das pessoas está cada vez mais requisitado. E caro. Portanto, ter algo que transcenda a métrica da publicidade, vai gerar diferenciação para as agências e para as marcas. “O que está estragando a relação das pessoas é a Netflix. Passamos muito tempo procurando assuntos e séries para ficar assistindo e isso faz com que diminuamos relacionamentos com pessoas. Há uma busca incessante por entretenimento, que é a cultura da propaganda. Foi o que o Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa e Fabio Fernandes fizeram por muito tempo. Porque entreter é a forma mais fácil para engajar as pessoas. Lembra das festinhas de criança? A estrela sempre foi quem faz o entretenimento. Continua assim”, finaliza Gordilho.