Sérgio Valente pede desculpas pela publicação de peças polêmicas do WWF
Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, publicou na página principal do site da agência um pedido pessoal de desculpas pela publicação do anúncio e do filme “Tsunami”, criados para o WWF Brasil.
As peças foram consideradas ofensivas pela impresa internacional e a polêmica ganhou os noticiários rapidamente. Elas fazem referência aos ataques terroristas de 11 de setembro. O anúncio foi muito criticado por trazer, além de uma imagem bastante “indelicada” (aviões sobrevoando Manhattan ainda com as famosas torres gêmeas), a seguinte frase: “O Tsunami matou cem vezes mais gente do que o 11 de setembro. A natureza tem uma força brutal. Respeite-a. Preserve-a.”
Para piorar, as peças foram inscritas em prêmios de publicidade internacionais: One Show e Cannes Lions. A agência diz que a peça foi aprovada. O cliente diz que não. O fato é que, depois de diversos comunicados publicados pela DM9, pelo WWF Brasil e também pelo WWF internacional, o episódio ainda não ficou bem resolvido e a imagem da agência está bem arranhada.
Leia a íntegra do texto assinado por Sérgio Valente.
Como presidente da DDB Brasil, peço pessoalmente desculpas pelo anúncio e pelo filme “Tsunami” criados para o WWF-Brasil. Esse trabalho foi desenvolvido por um grupo de jovens profissionais da agência, buscando enfatizar o poder da força da natureza. Reconhecemos que esses – anúncio e filme – jamais deveriam ter sido aprovados por alguém nesta agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios.
Essas peças publicitárias, ainda que veiculadas uma única vez em veículos locais, acabaram por gerar consequências globais que mostram que o alcance de uma peça publicitária já não é mais apenas local. Em nome da DDB Brasil, reafirmo que esses anúncios não refletem a posição nem o pensamento da agência no que diz respeito ais acontecimento do 11 de setembro. Ao cliente e a todos que se sentiram direta ou indiretamente ofendidos por essa campanha, em meu nome e em nome da agência, peço as mais sinceras desculpas.
Leia também:
“Não tínhamos a intenção de ofender ninguém”, diz Rodolfo Sampaio