Série do Facebook mostra o ‘antes e depois’ de pequenos negócios
‘Boost My Business’ é o nome da série de vídeos lançada nesta semana pelo Facebook, que mostra a transformação de pequenos negócios depois da consultoria de especialistas em marketing digital.
A série faz parte de um projeto global do Facebook e chega ao Brasil pela primeira vez, com apresentação de Preta Gil, produção da Delicatessen Filmes e direção de João Jardim. Os episódios têm duração de aproximadamente dez minutos e serão disponibilizados semanalmente, às quartas-feiras (19/5, 26/5 e 02/06), no Facebook Watch.
O programa contará histórias reais de quatro pequenas empresas de diferentes segmentos que passarão por uma transformação na estratégia digital de seus negócios. Ao todo, serão quatro episódios que celebram a trajetória de superação desses empreendedores e abordam como a criatividade, aliada às ferramentas mais adequadas para cada tipo de negócio, pode ajudar a transformar pequenas empresas em grandes marcas.
Preta Gil, que também é empreendedora e tem sua própria agência de marketing, é quem se reúne com os participantes e dá dicas sobre como melhorar a produção de conteúdo e a divulgação de suas marcas. Entre as tarefas propostas aos participantes estão a criação de diferentes formatos de textos para Stories e Reels, edição de vídeos com ajuda de aplicativos e produção de Reels mais autênticos e atrativos.
“É uma produção que traz histórias reais e inspiradoras de brasileiros que começaram a criar negócios a partir do zero e que causam impacto positivo em suas comunidades. A série também ensina os espectadores a aproveitarem melhor as ferramentas de marketing digital que estão ao alcance de todos de forma gratuita com seus próprios conteúdos”, disse Cadija Tissiani, gerente de Marketing para Pequenas Empresas do Facebook na América Latina.
PARTICIPANTES
Para o programa, foram selecionados participantes que representassem diferentes segmentos de atuação e que já tivessem um modelo de negócio consolidado, mas que sentissem falta de estratégias de conteúdo mais criativas para se aproximar do seu público-alvo de forma mais assertiva.
Entre os escolhidos estão a Favelar, um empreendimento social que conecta engenheiros e arquitetos com pessoas de baixa renda que desejam reformar ou construir, e a Not Your Babe, marca LGBTQI+ e feminista que cria e produz camisetas com frases para empoderar mulheres.
Os outros dois participantes são os criadores da Orí Produções, empresa que trabalha com produção de acessórios e peças de design artesanais, e da Free Soul Food, empresa de impacto social reconhecida em 2018 e 2019 pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade por sua atuação junto às comunidades socialmente excluídas e que atua na produção e entrega de alimentos veganos e vegetarianos.