Sete a cada dez pessoas da geração Z aprovam o uso de memes em estratégias de marketing
O levantamento ainda aponta que 80% dos entrevistados acreditam que memes facilitam a conexão entre as pessoas
O Instituto Z, uma iniciativa da Trope, em coautoria com Saquinho Mídias Criativas, realizaram uma pesquisa sobre a relação da cultura de memes e a geração Z, formada por pessoas de 13 a 27 anos.
O objetivo do estudo era entender quais as motivações da geração Z brasileira para consumir memes e, também, como essas comunidades dentro da internet se relacionam.
Segundo a pesquisa, 62% dos respondentes usam a internet diariamente, sendo o smartphone o principal meio de acesso. 80% acreditam que os memes facilitam a conexão com as outras pessoas.
Além disso, 86% interagem com memes diariamente em redes sociais e também 86% compartilham memes, pelo menos, ocasionalmente nas redes sociais ou em grupos online. Quando perguntados sobre conexão e pertencimento, 50% concordam que os memes contribuem, pelo menos moderadamente, para o senso de pertencimento em comunidades. A partir do momento em que gera algum tipo de identificação, os memes começam a aparecer de outras formas no cotidiano, como em conversas pessoais (46%), mensagens de texto (38%) e ambientes acadêmicos e profissionais (9%).
O levantamento ainda aponta que 59% acreditam, pelo menos parcialmente, que os memes podem ser usados para expressar emoções e sentimentos e, 50% se identificam moderadamente com os memes que são impactados na internet. Quando se trata das maiores motivações para o consumo de memes, a diversão aparece em primeiro lugar com 97%, em segundo a criatividade com 51% e, logo em seguida, a identificação com 50%. Já quando perguntados sobre as plataformas de consumo e compartilhamento dos memes, 98% apontaram o Instagram como a rede social mais consumida, o TikTok (55%) e o YouTube (49%).
"É inegável que o meme é uma ferramenta de conexão de comunidades, que partilham de interesses em comum, e por isso fazem parte do dia a dia desse público. O meme funciona como linguagem de associação, permite expressar ideias complexas mesmo na ausência de palavras corretas e cria pertencimento entre grupos de pessoas que partilham as mesmas referências", afirma Luiz Menezes, fundador da Trope.
A pesquisa ainda revelou que sete a cada dez pessoas da geração Z entrevistadas aprovam o uso de memes em estratégias de marketing das marcas. Para 75%, o uso de memes pode refletir, parcialmente, na percepção de juventude e modernidade. Esse vínculo pode gerar uma sensação de confiança e identificação, já que 73% concordam que usar memes pode aproximar as marcas dos consumidores e, quatro em cada dez pessoas são influenciadas a interagir com marcas por meio dos memes. No entanto, 29% se sente indiferente ao uso de memes, demonstrando hesitação na hora de interagir. Apesar de ter uma inclinação positiva, 44% tem uma visão neutra sobre ser influenciada a comprar com marcas que utilizam memes. O estudo identificou que essa hesitação sobre as compras é gerado, porque as pessoas não querem apenas um bom marketing, mas também buscam produtos de qualidade e que tenham conexão com a geração Z.