Shell Lubrificantes mapeia buracos em cinco estradas do país

A Shell Lubrificantes lança o Ed Estrada, projeto de mapeamento que  analisou algumas das principais estradas do país por meio de um boneco inteligente que detecta buracos. O projeto foi criado e desenvolvido pela Wunderman. O objetivo é levantar informações para ajudam a programar as viagens de forma mais segura.

O mapeamento da qualidade da pavimentação foi feito em cinco das rodovias federais mais movimentadas do país (BRs 116, 040, 262, 101 e 135) com ajuda de caminhoneiros. A Shell instalou na boleia de cinco caminhões um boneco inteligente que detecta irregularidades do asfalto e transmite as informações para um mapa que utiliza a tecnologia do Google Maps e do Maplink e está disponível em diversas plataformas.

Os buracos são mapeados quando o motorista passa por eles e o boneco balança a cabeça. No local, aparecem os “pins” no site da Shell. As informações também estão nos aplicativos Clube Irmão Caminhoneiro Shell e Truckpad.

 O projeto está disponível através do site Shell Ed Estrada, nos vídeos sobre a jornada dos caminhoneiros nos canais digitais da marca no YouTube e no Facebook.

Segundo Leila Prati, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Shell, a segurança é uma prioridade para a marca e o projeto surgiu para que o motorista se sinta mais seguro ao longo de suas jornadas. “Através dessa ação, os caminhoneiros terão acesso ao mapa de buracos e, com isso, terão visibilidade dos piores trechos, podendo se preparar para as viagens. Esperamos que essa ação ajude os caminhoneiros nos desafios que encontram nas estradas”, afirma.

Rafael Fittipaldi, sócio e diretor técnico criativo da MediaMonks, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, explica que o Ed Estrada tem uma placa customizada com GPS e acelerômetro capaz de ler as forças que incidem em seus três eixos enquanto o caminhão circula.

“Um microcontrolador analisa e identifica padrões de comportamento entre os buracos do asfalto e toda vez que o caminhão passa por um deles o sistema envia sua geolocalização para a nuvem. O objetivo é mapear e informar sobre defeitos na pista”, destaca.

As rodovias mapeadas foram escolhidas por meio de uma pesquisa realizada pela Shell em 2017, no aplicativo Truckpad, exclusivo para caminhoneiros. A pesquisa levou em conta a estrada considerada mais perigosa e a mais movimentada. 

“O Brasil tem mais de 1,7 milhão de quilômetros de estradas, em sua maioria com pontos em más condições. E quem mais sofre com isso são os caminhoneiros. A ideia é que o Ed Estrada seja um companheiro de viagens desses heróis do asfalto, alertando sobre os perigos que eles podem encontrar”, acomenta Fernando Tomeu, diretor de criação da Wunderman.

FICHA TÉCNICA
Cliente: Shell Lubrificantes
Produto: Shell Rimula
Agência: Wunderman
Título: Ed Estrada
VP de Criação: Paulo Sanna
Direção geral de criação: Adriano Abdalla
Direção de criação: Fernando Tomeu
Direção de arte: LEANDRO MANGINI / DANILLO FERRARI / ROMERIO CASTRO / GEORGE GOMES / ROGE RODRIGUES
Redação: Suzana Demetrio / Zé Ricardo Novoa/ Paloma Quintela
Atendimento: Patrícia Gerard / Luiz Rogé / Paula Aguiar / Marilia Sáfadi
Planejamento: Reinaldo Quinto / Paula Gardinalli
Mídia: BRUNO ANTUNES / RENATA JAREMCIUC / NAIARA GARDINALLI
Gerente de Projetos: Sergio Porro / Elaine Orio
RTVC: MÔNICA ANDRADE / MARINA PIMENTEL / MICHEL GUBEISSI
Produtora Imagem: 7 Filmes
Direção: Gugu Seppi
Direção de Fotografia: Ottmar Parascchin
Finalização: 7 Filmes
Produção Executiva: Hélio Fontana
Atendimento: Chico Oliveira
Produtora de Áudio: A9 Áudio
Maestro: A9 Áudio
Produção musical: A9 Áudio
Mixagem: Rafael Laurentti / Marcos Moreto
Atendimento: Guta Lima / Renata Schincariol
Produtora tecnologia: MediaMonks
Diretor Técnico de Criação: Rafael Fittipaldi
Diretor do Lab: André Tatiyama
Produtor Executivo: Daniel Magnanelli
Atendimento: Isabella Castro
Head de Produção: André D’Angelo
Gerente de projetos: Elijah Hatem
Aprovação do cliente: Leila Prati / Raquel Sampaio
Data de produção: Janeiro/2018

Leia mais
Wunderman anuncia Pedro Reiss como novo CEO da agência
Cris Duclos assume negócios e estratégia da Wunderman