Sherwin-Williams e AkzoNobel debatem setor de tintas e acabamento
O 18º episódio da série “Perspectivas – uma visão setorizada da inovação”, nesta quarta-feira (11), tratou sobre a indústria de tintas e acabamento.
Luiz Antonio Piva Filho, diretor de marketing da Sherwin-Williams, e Fernando Domingues, diretor de marketing Latam da AkzoNobel, conversaram com mediação de Edmar Bulla, do Grupo Croma.
O bate-papo é organizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e pelo Grupo Croma. Bulla reforçou que a construção civil é um dos grandes pilares da economia representando cerca de 10% do PIB do país. “O Brasil é o um dos cinco maiores mercados mundiais de tinta. Em 2019 foi produzido um volume de 1.5 bilhão de litros de tinta, com as tintas imobiliárias representando 82% deste volume. Com o isolamento social e mais tempo em casa as pessoas redescobriram e ressignificaram a sua casa buscando tintas e acabamento. O setor ficou efervescente e demandou ajustes e inovações”, disse.
ESCOLHAS DOS BRASILEIROS
Luiz Antonio Piva Filho, diretor de marketing da Sherwin-Williams: “O mais importante para mim é não se afixar a uma cor. A cor de 2021 é a Bronze Conectado, é um tom cinza azulado. O importante é a conexão da paleta, como você compõe. Isso forma o mood e o astral. O que as empresas tem como propósito levar para as pessoas uma proposta de conexão e de renovação, palavra pela qual estamos passando. A proposta como um todo é mais do que uma cor, é escolher uma combinação para refletir aquele momento que ela está vivendo.”
MAIS CORES
Fernando Domingues, diretor de marketing Latam da AkzoNobel: “A cor tem o poder de alegrar ambientes. O movimento de as pessoas estarem buscando mais colorido para casa também é uma reação de não poderem ver as cores no mundo exterior. No Brasil existe uma oportunidade muito grande para colorir os ambientes interiores.”
CONEXÃO COM CONSUMIDOR
Luiz Piva: “As pessoas foram pra casa de uma vez, muito rápido. Rolou uma aproximação do consumidor com a categoria e começou a falar mais com as empresas pelo digital. Isso foi muito importante. Nossos clientes também falaram muito com a gente. De uma maneira geral a cadeia se aproximou e foi um aprendizado muito grande interno de como se comunicar tão frontamente. Setor aqueceu e pudermos estar mais presentes na vida das pessoas”
Fernando Domingues: “Rolou uma conexão muito boa. Conseguimos nos adaptar rapidamente. No primeiro momento conseguimos fazer uma cadeia muito importante ajudando todos como os pintores, por exemplo. Fizemos um bom trabalho de levar tutoriais e inspiração para as pessoas, de como adaptar áreas usando cores.”
Acompanhe a íntegra da live no canal do Grupo Croma no YouTube.