Shopping baiano muda nome
Segundo Wilton Oliveira, diretor de criação da Ideia 3, o anunciante sempre foi reconhecido como Shopping da Bahia. “Nós só estamos assumindo a identidade que ele sempre teve. Já era o slogan desde a década de 80. O shopping sempre teve essa característica de aproximação da cultura local, sempre teve uma relação muito próxima com os valores baianos. Nada mais natural que o caminho seja chamá-lo de Shopping da Bahia.”
A campanha conta com filmes de 60” e 30” para TV e cinema; jingle com diversas versões para rádio; anúncios de jornal e revista; outdoor; busdoor e peças de mall. A nova marca foi criada pela agência David, pertencente ao Grupo Ogilvy, responsável pela pesquisa e planejamento, em parceria com a agência Ideia 3.
A ação conta com a participação de seis artistas baianos: Bell Marques, Durval Lelys, Saulo Fernandes, Felipe Pezzoni, Márcio Victor e Adelmo Casé, além de pessoas anônimas – clientes do shopping, lojistas, fornecedores e personalidades de destaque em várias áreas. De acordo com o diretor de criação, todos aparecem com o mesmo peso e importância na campanha, sendo famosos ou não. “A ideia é mostrar que o Shopping da Bahia é de fato de todos os baianos”, conta Oliveira. “O bacana da campanha é que todos têm o mesmo peso, famosos dividem espaço com os anônimos que fazem o dia a dia do shopping”, complementa.
No primeiro filme, o shopping, por meio de locução em off, pede a bênção dos clientes, lojistas, parceiros, funcionários e de todos os baianos para incorporar, no nome, a Bahia. Na segunda etapa, o filme busca agradecer tudo que a Bahia já deu ao shopping e destaca que Shopping da Bahia é mais do que um nome, é uma declaração de amor à terra. A produção é da Malagueta Filmes e conta com a direção de cena de Dainara Toffoli, diretora da O2 Filmes.