Shopping carioca adota estética minimalista de artista francesa
Um dos trabalhos da artista Malika Favre, que, muitas vezes, foi descrito como o encontro entre a pop art e a op art
A estética minimalista ousada da artista francesa Malika Favre – muitas vezes descrita como o encontro entre a pop art e a op art – tornou-se a identidade dos shoppings Rio Design Leblon e Barra, no Rio, e fará parte da comunicação visual da marca por pelo menos mais um ano. O trabalho dela, que hoje mora em Londres e trabalhou para marcas como Vogue, Sephora e Penguin Books, foi considerado ideal para representar a identidade criativa que os shoppings buscam para se destacar no competitivo cenário do varejo carioca.
Além da comunicação e presença na mídia, os malls foram “vestidos” com a estética de cores vibrantes e contrastantes de Malika – de cartazes, portas de elevador, pilastras, mobiliários internos a tapumes em locais de reforma e/ou novas lojas. O aplicativo do Rio Design também foi “vestido” com a estética pop/op.
Lucas Daibert, diretor de atendimento da Binder, agência que criou a nova identidade do shopping, conta que a ideia nasceu a partir do estudo de marcas brand motion, em que ficou clara a sua vocação para um posicionamento cool e formador de tendências.
“Embora também seja um shopping sofisticado, a essência do Rio Design é criativa, design, artística. Isso permite inúmeras possibilidades, e uma delas é levar arte para dentro dos shoppings – primeiro com a Malika e futuramente com outros artistas”, diz Daibert. No ano passado, a Binder trouxe para o Rio Design uma exposição da artista francesa.