Sinal analógico de TV em São Paulo será desligado em março

Está mantido para 29 de março o desligamento do sinal analógico de TV em São Paulo.  A decisão foi tomada ontem em reunião do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), em Brasília. Com isso, segue sem atrasos o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  para o desligamento da TV analógica na capital paulista e em 38 municípios vizinhos na data.

A decisão foi baseada, sobretudo, em resultado de pesquisa do Ibope, solicitada pela Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização (EAD) e divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que constatou que se a TV analógica fosse desligada hoje somente 8% da população ficaria sem o sinal digital na região metropolitana.

A EAD apresentou proposta, durante a reunião do Gired, para o adiamento do cronograma de desligamento do sinal analógico em outras regiões do país. O Gired vai anunciar sua decisão  na próxima reunião do grupo, marcada para 20 de fevereiro. No Distrito Federal, segundo o presidente do Gired e da Anatel, Juarez Quadros, 98,1% das residências contam com o sinal digital. Brasília foi a primeira capital a ter recepção unicamente digital no país, em 26 de outubro do ano passado.

Até o momento, foram retirados 20% dos 1.870.000 kits gratuitos com conversores digitais para São Paulo e municípios vizinhos. Na capital paulista só foram retirados 3% dos kits disponibilizados.  Quadros informou que em fevereiro e março a distribuição dos kits deve ser acelerada.

A secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Bonna, disse que todas as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal têm direito ao kit gratuito da TV Digital. “É muito mais do que os beneficiários do programa Bolsa-Família, engloba o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Escola e outros programas cuja pessoa física seja cadastrada.” O beneficiário pode agendar a retirada do kit no portal www.sejadigital.com.br.