Sinapro promove Festival Nacional da Propaganda
Primeira edição do evento será realizada na próxima segunda- feira (22) em formato online, e reunirá trabalhos de agências de diferentes estados do país
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro) anunciou a criação do Festival Nacional da Propaganda, iniciativa que passa a integrar as premiações regionais promovidas pelos Sinapros estaduais em um único reconhecimento de alcance nacional. A primeira edição do festival está marcada para a próxima segunda-feira (22) e será realizada em formato 100% online.
A proposta do evento é reunir, em uma mesma plataforma, os trabalhos vencedores dos festivais regionais, e ampliar a visibilidade da produção criativa de diferentes mercados do país. Nesta estreia, participam agências dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Para 2026, já está prevista a ampliação para outros estados, como Minas Gerais, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.
“O 1º Festival Nacional da Propaganda é a união estratégica dos festivais regionais em uma única e grande premiação. O poder de capilaridade do Sinapro conecta talentos de diversos mercados, garantindo que a inteligência de ponta e as melhores campanhas do ano recebam o merecido reconhecimento”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (Federação Nacional Agências Propaganda).
O processo de inscrição, validação e julgamento será realizado por meio de uma plataforma digital, com gestão conduzida pelos Sinapros de cada estado participante. O júri será composto por profissionais de diferentes regiões e perfis do mercado. Ao todo, o festival contará com 12 categorias, que abrangem formatos como TV/Cinema, Digital, Design, OOH, Promoção, além do Grand Prix Agência do Ano.
O troféu da premiação será o Cachorro Caramelo, escolhido como símbolo do festival. “O Brasil transpira criatividade em qualquer canto do País, seja no offline ou no online. E este Festival é a materialização da nossa força, mostrando que as grandes ideias não estão restritas a poucas capitais”, explica Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro ES e líder do projeto em âmbito nacional.
“O Festival Nacional da Propaganda é mais do que um prêmio; é o reflexo da nossa ‘virada de chave’ institucional. A criatividade é o nosso maior ativo, e reconhecê-la em nível nacional é o passo mais estratégico para fortalecer todo o ecossistema e garantir o futuro da nossa atividade no Brasil”, acrescenta Queiroz.
Imagem do topo: divulgação