Sinapro-RJ reage contra cancelamento de concorrências do Sesc e Senac
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro (Sinapro-RJ) encaminhou carta ao presidente da Federação do Comércio do Estado, protestando contra o cancelamento de duas concorrências realizadas pelo Sesc-Rio (Serviço Social do Comércio) e Senac-Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), depois de anunciadas as agências vencedoras. A NBS ficou com a conta do Sesc e a Borghi/Lowe ganhou o Senac.
De acordo com o comunicado do Sinapro, as duas licitações – a primeira aberta em 2013 e encerrada em 2014, e a segunda, aberta no ano passado e concluída neste ano –, tiveram andamento normal, com julgamento das propostas e declaração das vencedoras. Contudo, sem dar qualquer tipo de explicação ao mercado ou mencionar qualquer contestação aos procedimentos adotados, as licitações foram canceladas.
Para o sindicato, esse tipo de atitude é muito prejudicial às agências que, para participar da licitação, investiram recursos expressivos na alocação de pessoal especializado para estudar os problemas e desafios de comunicação das duas entidades, sugerir estratégias e indicar ações.
Na carta enviada à Federação do Comércio, o Sinapro-RJ destaca que as entidades do chamado Sistema S merecem respeito pelo trabalho que desenvolvem, mas não podem ignorar os custos decorrentes da participação nesse tipo de licitação e cancelar o processo já concluído, sem que tenha havido qualquer indicação de falha no mesmo.
O Sinapro-RJ, assim como os demais Sindicatos de Agências de Propaganda, têm defendido que o mercado brasileiro adote práticas semelhantes às vigentes nos Estados Unidos, onde se estabelece um valor de remuneração, em caso de licitações e concorrências na área de publicidade, como forma de ressarcir as despesas de estudo e elaboração das propostas.