Sinapro-SP celebra 80 anos com foco em diversidade e futuro da publicidade
Com o tema '80+: a nossa história anuncia o futuro' o evento falou sobre inclusão e saúde mental
O Sinapro-SP comemorou seus 80 anos com o tema '80+: a nossa história anuncia o futuro' e realizou nesta quarta-feira (30) um evento em São Paulo. Com 5 palestras ao longo do dia, a comemoração abordou pautas que estão no radar do sindicato, como saúde mental no trabalho, diversidade e o futuro do mercado da publicidade.
A ‘mesa redonda’ sobre marketing de influência, foi mediada por Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP, e contou com a participação de nomes como Luiz Lara, presidente do Cenp; Sérgio Pompilio, presidente do Conar; Ana Paula Passarelli, diretora de operações da agência Brunch; e Fabiana Bruno, CEO da Suba e membro do Conselho da Abap. O painel abordou o papel dos influenciadores na comunicação contemporânea, a ética no uso da influência e as melhores práticas para marcas.
“Muito se evoluiu, como a hashtag ‘publi', mas hoje nós chegamos à conclusão de que isso não é o suficiente. Hoje é muito difícil, inclusive, você definir o que é um influenciador. Todo mundo pode ser potencialmente um influenciador, por isso que partimos para definir qual é o critério”, disse o presidente do Conar, que explicou que três pontos são avaliados: a divulgação de um produto, se houve remuneração - financeira ou não - e a identificação de publicidade, que é obrigatória.
Já Ana Paula aproveitou para pontuar que apesar desse cenário novo parecer desafiador, o marketing de influência traz agora uma maior flexibilidade, tanto financeira, quanto de nicho. Ela lembra que antes, esse tipo de comunicado só era feito “em massa” e era um investimento grande. “Quantos anunciantes hoje já conseguem ser anunciantes?” refletiu ela.
Diversidade tem sido pauta do Sinapro
Outro destaque do dia foi o painel sobre diversidade. Mediado pelo presidente do sindicato, o debate reuniu Patrícia Alexandre, diretora-executiva do Sinapro-SP; Felipe Simi, fundador da Soko/Droga5; Fabiano D’Agostinho, COO da ConexCi; e Ariel Nobre, diretor-executivo do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP). A mesa teve como objetivo aprofundar o compromisso do mercado com inclusão, equidade e representatividade, abordando o quanto isso reflete até mesmo nos trabalhos das agências podem transformar esses valores em ações concretas.
Segundo Patrícia Alexandre, diretora-executiva do Sinapro-SP, esse tipo de debate ajuda a dar foco para que as empresas possam entender como elas têm de fazer no dia a dia. "Percebemos que muitos querem ter a diversidade no dia a dia, mas não sabem como", disse ela, que continua: "A ideia desse bate-papo, na verdade, é trazer as experiências para que toda a audiência possa entender e saber como que elas fazem para que esse assunto seja uma realidade, seja um comportamento real daquilo que eles querem transmitir. A gente precisa sair da teoria e ir para a prática."
Para Roberto Tourinho, a diversidade virou uma das pautas do Sinapro porque a sociedade é diversa, ou seja, o consumidor é um consumidor diverso. "Nesse imenso Brasil continental, a gente tem, pelo censo do IBGE, inúmeras pessoas que são negras, pardas, de várias culturas, de várias regiões do país, são indígenas, têm pessoas com deficiências, pessoas trans”, explicou o presidente do Sinapro.
“A diversidade dentro da propaganda traduz, na forma de criatividade, a forma de você pensar e traduzir como se cria uma campanha, como se posiciona uma marca, como a gente oferta um produto, de maneira que todo esse consumidor, ele receba uma ideia criativa que tenha tido uma construção sobre várias óticas, sobre várias narrativas. Não é uma ideologia política, um propósito idealista, ela é uma necessidade para que as agências de publicidade possam construir campanhas que consigam conversar com todos esses consumidores, que são diversos” - Roberto Tourinho, presidente do Sinapro
O evento também trouxe palestras de Geraldo Rufino, empreendedor que abordou o poder da positividade, e de Paulo Alvarenga, CEO da Mastersoul, que discutiu a importância de ter uma liderança humanizada nas empresas para melhorar a performance.
Nina Campos, ex-diretora da multinacional Lowe, subiu no palco com seu personagem, uma palhaça, para falar sobre saúde mental em sua palestra 'Três dimensões fundamentais do ser humano', destacando o impacto no ambiente de trabalho e nas estratégias criativas.
A comemoração contou com o patrocínio da Record TV, Range, WeSuperOHH, Mastersoul, Extreme Reach, Biggie Digital, NP Digital Brasil, Adobe, Agência Vergê e House Criativa.