Gabriel Frazão e Chloe de Trogoff: “Estratégia de associar palavras-chave a receitas vem dando certo” (Divulgação)

Quem imaginaria que uma simples receita de bolo de cenoura seria a mais popular na plataforma TudoGostoso? A vertical é líder no segmento de culinária, e neste ano completa 14 anos de existência, sendo os últimos quatro sob a batuta da Webedia. A receita está na dianteira de visualizações vencendo o pudim de leite, o bolo de chocolate, o brigadeiro e o tradicional estrogonofe de carne. A francesa Chloe de Trogoff, diretora da unidade de negócios Webedia Food, explica que a razão é a longevidade da receita, testada e retestada centenas de vezes, com a qualidade aprovada.

Chloe afirma que a vertical vive seu melhor momento: é líder em audiência na categoria Lifestyle da comScore, tem 8 milhões de usuários cadastrados e 22 milhões de visitantes únicos. Neste momento, apresenta um novo chef, Gabriel Frazão, que ganhará destaque nos programas do iGTV do TudoGostoso no Instagram, que hoje conta com mais de 4 milhões de seguidores. Desde que a Webedia assumiu a plataforma, em 2015, houve um crescimento na base de usuários da ordem de 40%. O que explica, em grande parte, a boa performance, é a estratégia de SEO desenvolvida pela empresa para o site. A lógica de associar palavras-chave procuradas no Google com as receitas vem dando certo, levando a um crescimento orgânico. Além disso, comida é, segundo Chloe, um tema muito mobilizador.

Não à toa, em julho, o site bateu recorde de audiência: 63 milhões de visitas e 35 milhões de usuários únicos. A presença é no site e em todas as plataformas digitais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e o Pinterest, para a qual está sendo desenvolvida estratégia nova. Os resultados de audiência vêm atraindo marcas, inclusive as de fora do universo da culinária como Veja, Colgate e Assolan. Entre as que têm forte presença no momento estão Président, Kitano, Sadia, Yoki, Extra e Coca-Cola. O TudoGostoso realiza também ações com influenciadores. Este mês também será lançado um livro com receitas do Brasil, que está nas livrarias e à venda no próprio site. “Nossos esforços são de aproximação com os usuários, procurando responder mais rapidamente suas demandas”, diz Chloe.