Skol, Heineken e Brahma: um estudo sobre o mercado de cervejas
A startup MindMiners, especializada em pesquisas digitais, realizou, em parceria com a A.T. Kearney, um estudo para entender o hábito de consumo de cerveja dos brasileiros.
A análise identificou as marcas de cerveja mais conhecidas, as preferidas, as mais rejeitadas, além do posicionamento que as marcas construíram frente aos consumidores e o quanto o mercado de cervejas premium e artesanais tem ganhado terreno no Brasil.
O estudo identificou que a regionalidade e a idade dos entrevistados impacta diretamente seu perfil de consumo, além de indicar a associação que os consumidores fazem com as marcas.
Heineken é associada a esportes, enquanto Skol a praia e carnaval. Itaipava é associada a festas de rua, Eisenbahn a restaurantes e Original a bares e botecos.
Sobre as cervejas artesanais, 53% já tomaram algumas vezes, 12% consomem com frequência e a maioria dos consumidores têm entre 25 e 40 anos.
No Sul, Bohemia e Eisenbahn aparecem entre as top 5 preferidas em restaurantes (23% e 22%, respectivamente). Já Heineken e Budweiser se destacam em restaurantes, festas/baladas e em casa independente da classe social (na classe C, a média de preferência das duas marcas nesses canais é de 38%).
Outros resultados: na balada, a preferência por Skol das mulheres é maior que a dos homens (38% x 31%). Acima dos 41 anos, a preferência por Antártica nos bares é alta (41%, ante 21% da média da marca em todas as idades.
Confira alguns dos destaques, entre os resultados: