Skol reúne empresas em prol da diversidade em nova campanha
A indústria da comunicação ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito à representação LGBTQ+ na publicidade. Em junho, quando é celebrado a Parada e o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ (28), diversas marcas realizam campanhas pontuais em prol do movimento e destacam as cores do arco-íris em seus produtos. Coleção de roupas, itens comestíveis e bebidas diferenciadas marcam as ações dos anunciantes que possuem um papel importante no desafio e no progresso das visões na sociedade.
Dentre os inúmeros exemplos deste ano, a Skol trouxe uma campanha diferenciada. A marca de cerveja, que há três anos é patrocinadora da Parada do Orgulho LGBTQ+, em São Paulo, resolveu doar a letra “L” do seu nome com o intuito de chamar a atenção para a importância das diversas comunidades que apoiam o movimento. Com isso, durante todo o mês de junho a cerveja aparecerá como Sko nas redes sociais.
Os primeiros integrantes: Fabio Melo (Bis), Julia Salgado (Trident), Daniel Feitoza (Skol), Thais Nicolau (BK) e Alvaro Garcia (QDB)
“Acreditamos que um grande e constante movimento de conscientização envolvendo agentes capazes de influenciar pessoas e empresas ajuda a sociedade a evoluir em um caminho de valorização do respeito a todas as pessoas”, revela Daniel Feitoza, gerente de marketing de Skol.
Outro ponto peculiar da ação foi que, para amplificar a conversa, a Skol convidou outras marcas a igualmente doarem parte de seus nomes para a causa #MarcasAliadas, que foi desenvolvida pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi. Juntas elas formaram a sigla LGBTQ+. Burger King, com o “G”; Bis, com o “B”; Trident, com o “T”; e quem disse, berenice?, com o “Q”, são as primeiras parceiras. Todas as marcas aliadas farão doações reais a quatro instituições que ajudam de fato na luta pelos direitos LGBTQ+, como Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação.
A campanha chamou com tal força a atenção do público e da mídia, que após uma semana do seu lançamento ganhou sete novas marcas participantes. AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult aderiram à ação e também doarão uma letra de seus nomes para simbolizar a importância da união de todos na luta por uma sociedade que valoriza o respeito e combate o preconceito.
“Muitas marcas já se mostraram interessadas em entrar na ação e isso é muito gratificante. Até o fim do mês queremos reunir mais e mais empresas”, afirma Feitoza. É importante ver a movimentação de marcas e anunciantes em prol do movimento. A comunidade LGBTQ+ espera que mais campanhas e ações sejam realizadas durante o ano e não fiquem apenas concentradas no mês de junho. Há a necessidade de ter marcas que não apenas compreendam o negócio do orgulho gay, mas também reconheçam a necessidade de incluir a comunidade em sua publicidade convencional e, assim, acompanhar as rápidas mudanças sociais.
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