Smartphones são os produtos mais comprados no e-commerce

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Os Celulares e Smartphones foram os produtos mais comprados pelos consumidores online nos últimos três meses, representando a opção de compra com 26%, seguido por Moda Feminina/Acessórios (19%), Moda Masculina/Acessórios (15%), Perfume (12%) e Esporte e Lazer (11%). Os dados são de uma pesquisa da Ebit dentro do relatório WebShoppers, que investigou a categoria por ter conquistado relevância nas compras virtuais nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço no mercado de comércio eletrônico nacional.

Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria dos consumidores desta categoria são do sexo masculino (68%), consequência do interesse e afinidade tecnológica deste público. Em relação à idade, os compradores Celular/Smartphones tem em média 44 anos, com a maioria (40%), concentrada entre 35 e 49 anos. O nível escolar concentra 52% dos consumidores com nível superior completo ou pós-graduação, outros 47% afirmaram não ter terminado ou realizado o curso superior. A renda familiar dos compradores foi de R$ 5.322.

Em 2013, a categoria estava na sexta posição em volume de pedidos, com share de 6% das vendas, saltando para a quarta posição em 2014, subindo para 8% a participação nas compras virtuais. Em 2015, foi para o terceiro lugar no ranking das categorias mais vendidas no comércio eletrônico brasileiro, com um total de 11% das vendas em volume de pedidos.

Com a popularização do uso dos smatphones, a categoria subiu para a segunda posição em faturamento no comércio eletrônico, com um preço médio no primeiro semestre de 2016 de R$ 867. A Ebit calcula que apenas nos primeiros seis meses desse ano foram comercializados 3,98 milhões de smartphones. Esse volume posiciona a categoria como um grande mercado para os fabricantes e operadoras de Telecom, que tem como missão ampliar a base instalada de 3G e 4G nos próximos anos.

As vendas mobile têm ganhado destaque a cada relatório WebShoppers pelo crescimento que vem apresentando. Em 2011, era praticamente inexistente (0,3%), saltando em cinco anos para 23%, o que representa um crescimento de 6.300% no período.

Comportamento de compra

Apenas 3% dos consumidores dizem não pesquisar preço do produto antes de comprar. Outros 53% afirmam que procuram informações a respeito na Internet e outros 37% utilizam os meios digitais e as lojas físicas para as pesquisas. Os dispositivos móveis ajudam nessa busca com os aplicativos como o Buscapé.

Enquanto 57% escolheram o preço como principal fator de decisão, outros 50% optaram por qualidade, 23% frete grátis e 22% pela marca do produto como os quesitos mais importantes na compra de um celular/smartphone. Portanto, a jornada de escolha do produto pode demorar mais tempo do que as pessoas imaginam. O levantamento apontou que somente 15% dos consumidores fizeram escolha imediata do item comprado enquanto outros 42% demoraram até uma semana para a escolha do artigo ideal e outros 42%, mais de duas semanas.

A relação Marca x Preço na decisão de compra do Celular/Smartphone também foi analisada pela pesquisa. 48% dos consumidores afirmaram ter optado por adquirir outra marca com menor preço, 34% foram fiéis à escolha de sempre e outros 13%, além de comprar a preferida, escolheram produtos de maior valor. Com relação às marcas de preferência dos consumidores virtuais, a pesquisa apontou a Samsung em 1º lugar com 41%, seguida pela Motorola em 2º com 18%, LG em 3º com 10%, Apple em 4º (8%), Asus em 5º (5%) e Microsoft/Nokia em 6º com 5% das respostas. O levantamento também apontou quais delas contam com a maior fidelidade e preferência pelos consumidores virtuais brasileiros. Neste quesito, a marca vencedora é a Apple, com 63% dos respondentes que compraram um produto desta empresa afirmando que não pesquisaram produto de outra concorrente.