“Só Coxinhas” conquista redes sociais

Uma receita de família ganhou as ruas de São Paulo com um salgado tipicamente brasileiro: a coxinha. Apesar de ser um clássico da gastronomia paulistana, a novidade surpreendeu na forma como Juliana Caltabiano e João Victor Curial escolheram vendê-la.

O food truck Só Coxinhas surgiu meio despretensioso, como uma alternativa que Juliana encontrou de abrir um negócio com sua sogra. A ideia inicial era apenas vender congelados. Até que seu sócio, João Victor Curial, propôs vender as coxinhas seguindo a tendência dos restaurantes sobre rodas.

Desafio aceito, em quatro meses os empresários compraram duas Kombis, criaram uma identidade para a marca e um mês antes do lançamento, contrataram uma assessoria de imprensa para ajudar na divulgação. O único investimento em publicidade para o lançamento foi realizado durante uma semana no Facebook e custou um total de R$ 137,06.

A expectativa que se espalhou pelas redes sociais também lotou a Pracinha Oscar Freire para conferir a novidade no dia 13 de setembro. Segundo Juliana, das 9h às 15h eles venderam 40.000 coxinhas, esgotando todo o estoque preparado para o lançamento. Na data de inauguração, a página oficial já tinha 2.370 likes, que foram crescendo e hoje, após um pouco mais de um mês, são quase 8.800 fãs.

As coxinhas, que se dividem entre salgadas e doces, são vendidas em copos de dois tamanhos diferentes, e, como explica Juliana, tem estilo pop corn. “Compramos uma máquina que faz até 5.000 coxinhas por hora, agilizando todo o processo. A massa e o recheio que minha sogra prepara foram mantidos, apenas mudando a forma como fazemos”.

Os investimentos feitos inicialmente pela dupla já estão quase quitados, informa Juliana. As Kombis Só Coxinha são facilmente encontramos na feira “Panela na Rua”, da Praça Benedito Calixto e na “Butantan Food Park”. No entanto, a empresária explica que os carros têm circulado toda a cidade, já que realizam até quatro eventos por dia.

Em média, Juliana afirma que estão sendo vendidas 50 mil coxinhas por semana. “Estamos terminando de customizar mais um carro, que já vai entrar em circulação. Nossa expectativa era muito baixa e acredito que a originalidade do projeto, a tradição da coxinha brasileira e as redes sociais foram fundamentais para o sucesso de lançamento”, comemora.