Sob os ombros dos gigantes

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Isaac Newton, 1675. Você não chegou aqui sozinho. Eu não cheguei por aqui completamente por meios próprios. Somos soma e multiplicação de outros que vieram antes.

Seja por inspiração, desejo de ser, exemplos, influência ou qualquer outro insóndável caminho de nosso subconsciente. Impossível inovar sem dominar antes com maestria o que está estabelecido. Picasso, antes do cubismo, formou-se em Belas Artes e desenhava como um pintor da época. Sob qual ombro você fez essa caminhada para hoje ver o que só você vê. E fazer o que só você sabe fazer?

Reconhecer isso é importante pra mim. Numa semana em que perdemos dois deles. Mahfuz, da MPM, e Kennedy, da Wieden & Kennedy.

Devemos honrar essa caminhada generosa desses imortais, pois nos trouxeram até aqui, apesar do solo arenoso e movediço. Magy Immoberdof, a primeira mulher no Brasil a criar uma agência e colocar o nome na porta com a Lage, Magy. Nizan, que mais do que uma agência ou duas agências, fez uma escola de líderes de agências dos quais saíram outros nomes de porta e alguns nomes de rua. Esses todos que nos colocam agora de rosto ao vento prontos para honrarmos o que recebemos. Seja sob o ponto de vista de estratégia, criatividade, da ética nos negócios ou mesmo em sermos os novos líderes dessa indústria.

Mahfuz eu não conheci, mas estagiei em sua agência, a MPM de Ribeirão Preto, aos 18 anos. A MPM foi a maior agência brasileira entre 1980 e 1990 e era ousada em ter agências completas em várias cidades médias do país. Com essa atitude, eles desenvolveram a indústria regional apostando no desenvolvimento do próprio negócio de comunicação. Obrigado, pois, se não fosse esse contato inicial, provavelmente não saberia o que era publicidade. Já mr. Kennedy trouxe em suas costas, como Bogusky, como Washington Olivetto, sir John Hegarty e tantos outros, a publicidade global até aqui.

Fundador da Widen & Kennedy, criou nos anos 1980 a melhor agência do mundo a partir de Portland. Agência independente até hoje e com safras e safras produzidas de grandes líderes globais da indústria da comunicação. Um gigante com espírito de David, pois achava que ser independente era parte importante de sua vida e importante para a vida de seus clientes. Esse exemplo nos faz ver muito mais longe.

Leio na Advertising Age que seu lema sempre foi: “Fall harder”. É importante entender que falhar dói. Cair machuca. Ainda mais de uma altura considerável. Mas se esse é o lema dele e conviveu com o risco e com a possibilidade real do erro, o que podemos dizer.

Como diria Fernando Pessoa, ex-redator da JWThompson de Lisboa: nunca conheci quem tivesse levado porrada. Talvez para as novas gerações isso seja um chamado à criatividade.

Porém, desse senhor de 82 anos que nunca abriu mão de seu posicionamento independente, vieram posicionamentos indestrutíveis para marcas globais. Obrigado, mr. Kennedy. E você? Começou tudo do zero, ou algum gigante trouxe você até aqui?

Flavio Waiteman é é CCO-fundador da Tech and Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)