Sobre Negócios, o Hoje e o Amanhã
Existe um novo e velho discurso no mercado, Ser agencia Online ser agencia Off-line, e tem também, agencias em cima do muro. E blá, blá, blá…
Na verdade, nem uma ou outro modelo fará o essencial, construir marca.
Podem e até tem o resultado, outro bom discurso, como uma boa entrega, realmente ajudam a vender mesmo.
Mas, entre vender e ser a marca preferida ou mesmo ser a marca e não um nome de empresa, de produto ou serviço que se vendem pelas ofertas de preços baixos sempre, e ter um posicionamento claro ter uma expressão de marca, e chegar ao emocional ao coração de pessoas com diferencias e posicionamento frente a concorrência é outra coisa.
Os clientes estão reféns e as agencias de propaganda apartadas também, pois não vão entregar construção de marca.
O consumidor mudou, em rendas e em consumos, hoje tem varias telas, hábitos de leituras e um mundo totalmente desconectado em uma verdadeira desordem. A conectividade as mult-telas os diversos meios.
Como podem agencias em modelos tradicionais construir marcas no presente, em tamanha desconectividade?.
Como desenvolver personalidade e expressão para uma marca?.
Posicionamento e um conceito mercadológico, é conecto por planejadores, criativos, mídias e produtores on e off-line trabalhando cada um em seu mundo totalmente desconecto, vai levar a mesma mensagem, essência, e relevância de marca junto a um novo consumidor?.
A relevância e a dificuldade em criar uma marca hoje maior que na década passada.
Ou nós agencias e anunciantes passamos a entregar personalidade, expressão, posicionamento e relevância como atributos da marca em um mundo On-life ou teremos que ter cada vez mais verbas e entendimento do tempo que não se desenvolve e posiciona uma marca como antes.
Hoje vivemos uma combinação de entregas adaptadas para as varias plataformas ou qualquer plataforma, assim são as agencias Online Ou agencias OffLine, fadadas ao desaparecimento em um curto prazo de meses de vida.
Precisamos de entrega em um mesmo lugar em um mesmo time multidisciplinar convergindo tecnologias, criação e multicanais de mídias.
Este será um novo modelo que gera uma ruptura nos padrões antigos, indo além do que se convencionou chamar de agência de publicidade ou de comunicacão.
Mudar a fórmula atual, exige entrega em criatividade, tecnologia e conversão de meios em um mundo cada vez mais Onlife.
Rodrigo Peres é diretor executivo da Disruptiva Comunicação.