Social Media Week discute o papel das redes sociais
Começou na tarde desta segunda-feira (7), em São Paulo, a segunda edição da Social Media Week, conferência que discute as principais tendências das mídias sociais e acontece simultaneamente em sete cidades mundiais: São Paulo, Nova York, Londres, Berlim, Roma, Paris e Toronto. O evento é formado por 30 debates e entrevistas com participação de profissionais e especialistas estrangeiros, como B. Bonin Bough, diretor-geral da área digital e mídias sociais da PepsiCo; Daniel Kafie, ceo da Vostu; e Ethan Zuckerman, pesquisador de mídias sociais do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
A capital paulista abriu a série de debates com “Empowered or not?”, que discutiu sobre o poder dos indivíduos e coletivo nas redes sociais, com participação de Caio Túlio Costa (MVLcom), Fabio Kadow (Jogo de Negócios), Bruno Natal e Tiago Lins (Queremos) e Helder Araújo (Busk/TEDxSP).
Em seguida, foi a vez de debater sobre “O social nas mídias sociais”, que contou com a presença de Paulo Farine (Instituto Elos), Maurício Curi (Educartis), Jorge Carcavallo Picho (Reunamos.com) e Fernando Barreto (Webcitizen). Neste painel, os participantes falaram sobre o poder que as redes sociais têm em projetos sociais, do terceiro setor e de ONGs. Casos de catástrofes naturais, como as enchentes e desmoronamentos na região serrana do Rio de Janeiro e a invasão da polícia no Morro do Alemão na capital carioca, foram citadas como exemplos de acontecimentos nos quais as redes sociais foram plataformas usadas para relatar o dia-a-dia das pessoas afetadas como também, para mobilizar grupos de ajuda para essas comunidades. “Essa geração produz conteúdo, é uma geração de broadcasting. O grande aglutinador de pessoas são os problemas”, falou Curi.
O evento, que acontece na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), é gratuito e conta com a realização da SixPix e patrocínio de Oi, Fiat, iG, PepsiCo, Santander e Lomadee.
por Maria Fernanda Malozzi