Sócio e CCO da Fischer & Friends faz período sabático para avaliar o mercado

 

Descansar é bom, renovar é preciso e fazer atualizações é fundamental. A partir desse raciocínio e após um período contínuo de trabalho no mercado publicitário, “praticamente sem tirar férias” nos últimos 13 anos, o publicitário Mario D’Andrea, sócio e CCO (Chief Creative Officer) da Fischer & Friends, negociou um afastamento de pelo menos três meses das atividades diárias da agência. A partir de maio, ele fará uma série de viagens internacionais, algumas de caráter pessoal e outras de compromisso profissional, como a de Cannes, em junho, onde representa o Brasil no júri da competição Promo & Activation Lions durante o Cannes Lions 2013.

Durante o período sabático, D’Andrea diz que sua intenção é avaliar o mercado de comunicação como um todo para, inclusive, analisar o potencial de suas atividades na Fischer & Friends. Ele garante que não tem no momento intenção de se desligar da agência e muito menos de deixar a sociedade da qual tem “participação minoritária” ao lado de Eduardo Fischer, o maior acionista, e dos demais sócios: o CEO (Chief Executive Officer) Antonio Fadiga e o Chief Commercial Officer, Allan Barros. D’Andrea está na Fischer desde maio de 2011, depois de ter presidido a JWT Brasil. Ele também já trabalhou na Loducca e na JWT Curitiba.

Entre as viagens de D’Andrea está programada uma temporada em Vancouver, no Canadá, onde um de seus filhos está morando há cerca de um ano fazendo estudos de roteiro. “Vancouver se transformou em um importante polo de produção de conteúdo para o mercado dos Estados Unidos. Quero ver de perto como esse processo está funcionando”, diz Mario. Miami, que segundo ele se tornou um importante referencial para o design e comunicação visual, também é outro destino durante o período sabático.

Mario D’Andrea conta ainda que pretende avançar nos planos de escrever um romance. “Tenho um livro engavetado e nunca sobra tempo para eu me dedicar a ele. Não é nada sobre propaganda. Quero misturar histórias atuais com histórias da Segunda Guerra Mundial vividas pela minha família no Sul da Itália”, descreve. “Quero ficar pelo menos três meses fora da agência e em agosto, eu decido o que vou fazer. Isso pode ser voltar imediatamente para a Fischer, com as mesmas funções ou com uma proposta de negócios mais focada em roteiros, por exemplo, ou talvez negociar mais um tempo fora das atividades publicitárias. Pode ser que eu decida fazer um curso no exterior por um tempo maior do que esses três meses. Vou avaliar”, diz D’Andrea, que fica à frente da finalização de alguns trabalhos na Fischer & Friends pelo menos até o final da semana que vem. Entre as campanhas em produção estão filmes e anúncios para marcas como Amanco, Naldecon, Luftal e Kaiser.

Em um primeiro momento, durante o afastamento de D’Andrea, a equipe de criação da Fischer & Friends, com cerca de 30 profissionais, será comandada pelos diretores André Figueiredo e Stephan Ko, cada um com um grupo de contas. No grupo de Figueiredo estão marcas como Marabraz, Ricardo Eletro, CTBC e CSN; enquanto Ko responde por Kaiser, Amanco e Bristol-Myers Squibb. Mas os sócios Fadiga, Fischer e Barros têm feito sondagens no mercado à procura de um profissional de criação, que deverá se integrar à equipe da agência em breve.