“Somos todos diferentes”
Mônica de Carvalho é diretora de negócios do Google
Qual a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?
A formação de uma nova geração que questiona, luta, entende e defende a igualdade, sempre com muito respeito próprio.
E no mercado de trabalho?
Respeito e liberdade para ser você mesma. Antigamente, era muito comum ser abordada com perguntas do tipo “como era a Mônica no trabalho e a Mônica em casa”. Eu ficava chocada com esse tipo de pergunta. Por que temos de ser diferentes? Somos mais respeitadas porque nos respeitamos mais e esse é o nosso direito.
Quais os pontos fortes de ser mulher?
Não gosto de generalizar fortalezas e fraquezas porque a verdade é que todos somos diferentes. Por mais científicas que algumas respostas possam ser, sempre ensinei e criei meus filhos mostrando que cada pessoa é diferente da outra e cada indivíduo deve ser respeitado por sua essência.
E os pontos fracos?
Deveríamos parar de avaliar e interpretar pessoas pelo gênero ou orientação sexual. O marketing nos ensinou há muitos anos que existem grupos diferentes de comportamentos e características de pessoas em todos os sexos, assim como a tecnologia nos permitiu avaliar clusters e audiências com muito mais profundidade.
Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher? Qual?
Sim! Em certos momentos da minha carreira, tive de provar muito mais e me posicionar para ser respeitada pelo fato de ser mulher. Mas estamos vendo uma certa evolução.
Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?
Lembrando todos os dias o significado da palavra “respeito” e ajudando a derrubar rótulos proferidos pela sociedade.