‘Somos uma marca democrática’, garante VP global de marketing da Havaianas
Maria Fernanda Albuquerque detalha, em entrevista, o novo conceito e planos da empresa para 2025
Inspirada no estilo de vida leve e descontraído do brasileiro, a Havaianas lançou no fim de 2024 o conceito ‘Tira o pé, vai de Havaianas’, criado pela AlmapBBDO, buscando reforçar a marca como sinônimo de pausa e momentos de alegria.
A campanha, estrelada por Paolla Oliveira, Diogo Nogueira e Paulo Vieira, já impulsionou um crescimento nas vendas e segue expandindo sua mensagem no Brasil e no exterior.
Com estratégias voltadas para expandir sua conexão com o público jovem e fortalecer sua presença no digital, a marca seguirá apostando no posicionamento nos próximos anos, com novas ações, experiências e colaborações que reforçam sua identidade.
Na entrevista a seguir, Maria Fernanda Albuquerque, VP global de marketing da Havaianas, detalha novo conceito e planos da empresa para 2025.
Como surgiu a ideia do novo conceito criativo da marca ‘Tira o pé, vai de Havaianas’?
O conceito nasceu de uma verdade do nosso produto: já percebeu que não dá pra correr de Havaianas? Se não dá pra correr com elas, por que não desacelerar? Viver mais cada momento e a caminhada é essencial, não dá para só acelerar com foco na linha de chegada. Esse é o coração desta marca, por isso que ela conversa tanto com o brasileiro. Nesse momento de concepção do conceito, também fizemos pesquisas qualitativas com consumidores que mostraram que muitas pessoas relacionam a Havaianas com momentos alegres, viagens, verão, liberdade e alívio na rotina, comprovando a força da marca nos momentos de pausa. ‘Tira o pé, vai de Havaianas’ reforça que a Havaianas é mais do que o produto que oferece, é um estilo de vida, um estado mental. A gente sabe que a correria faz parte da vida, mas a vida não deve ser corrida sempre, e as pessoas podem contar com a nossa marca para ter mais leveza e alegria. Esse é o convite de Havaianas para desacelerar e aproveitar a vida.
Como foi a escolha do trio Paolla Oliveira, Diogo Nogueira e Paulo Vieira para ser o rosto dessa nova comunicação?
Todos eles são a cara da nossa marca. Eles transmitem naturalmente a leveza, a descontração e a ginga da brasilidade, traduzindo muito do que a Havaianas representa. Como uma marca democrática, que atende diferentes públicos, trabalhar com esse trio em ‘Tira o pé, vai de Havaianas’ reflete também a nossa estratégia de gerar identificação e conversas com perfis diversos. Com o carisma e a leveza do Diogo e da Paolla, somados ao bom humor do Paulo, conseguimos passar a mensagem do novo conceito criativo de forma autêntica e divertida.
Essas escolhas dão início a uma nova fase da marca, um movimento maior que começou a partir dos comerciais, e continua com novos conteúdos. Temos, por exemplo, a websérie nas redes sociais estrelada pelo Paulo Vieira, mídias out of home em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza e outras ativações, como os chuveirões em praias do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, e experiências imersivas nas lojas, que fortalecem a mensagem.
Como o posicionamento tem sido trabalhado nos mercados internacionais?
Esse movimento da marca é global. Nos mercados internacionais ele é trabalhado e traduzido para o inglês com a frase ‘Break the rush’, que também busca tangibilizar a marca como uma pausa necessária para aliviar a rotina. A Havaianas sempre esteve entre as marcas mais amadas pelos brasileiros, reconhecida por sua habilidade única de se conectar à cultura e ao jeito leve e alegre de nosso povo viver. Lá fora, essa brasilidade tão genuína também nos impulsiona e nos leva a conquistar espaço não apenas como um acessório funcional, mas também como um item de moda que inspira brasilidade. Hoje, os nossos chinelos são um item de desejo que traduz tendências, principalmente na Europa.
Quais são os resultados mais significativos que a campanha alcançou desde o seu lançamento no ano passado?
A campanha de verão que amplifica o conceito ‘Tira o pé, vai de Havaianas’ tem como objetivo conectar as pessoas com a essência da nossa marca, por isso trazemos o foco para os produtos core, como os modelos ‘Top’, de cor única e tiras mais grossas, e Brasil Logo, que traz a bandeirinha do nosso país na tira.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 17 de fevereiro de 2025