Sonido completa dez anos no mercado de áudio
Para a Sonido, 2012 foi um ótimo ano, onde a produtora cresceu 15% em relação a 2011. “Ótimo assim como foram todos na última década”, diz Lucas Duque, sócio-fundador, no ano em que a produtora de som completa 10 anos no mercado.
O profissional, que acaba de conquistar pela segunda vez consecutiva o título de Profissional de Produção de Som do Ano no prêmio Destaque Profissional da ABP (Associação Brasileira de Propaganda), diz que desde o início a empresa só cresceu. “Montamos a produtora em um momento de muito pessimismo no Rio, em que entendeu-se que o mercado publicitário tinha ido todo para São Paulo. Ouvi muita gente dizer que minha trajetória seria difícil”, afirma.
Duque, também diretor de criação e que mantém um trabalho paralelo de locutor (atua para o canal Multishow, da Globosat), montou a Sonido com o guitarrista Daniel Lopes, que deixou de ser seu sócio há dois anos. Hoje, a produtora conta com três estúdios e 11 profissionais, sendo quatro produtores.
Seu papel é o de mentor criativo de todos os trabalhos, sempre apontando o primeiro caminho e deixando que sua equipe desenvolva o restante, já que hoje se divide também com a Sonido NaCena, empresa montada este ano em São Paulo, em parceria com Max de Castro, diretor de produção musical de trilhas para publicidade e conteúdo. Lá, a equipe conta com 10 profissionais, entre técnicos e produtores. A empresa paulistana originou-se de uma parceria com o Studio NaCena, firmada em dezembro de 2011, e que tem como sócio Hebert Mota, agente do lutador Anderson Silva.
Trabalhos
A praia da Sonido é a publicidade. Duque diz que seu mercado principal abrange comerciais para TV e spots de rádio, mais para produtos do que varejo. “Eu gosto muito do que eu faço. Tenho prazer em trabalhar com publicidade, de ir a reuniões de pré-produção nas agências. Mesmo que seja para não falar nada, apenas para entender o que o diretor quer passar e o que a agência está esperando”, diz.
Para ele, ao longo dos últimos anos, pouca coisa mudou nos trabalhos publicitários, mas que a relação entre produtoras de som e profissionais de criação tornou-se mais estreita. “O bom relacionamento com os profissionais do mercado pode ser o diferencial em uma boa produtora de áudio”, acredita.
Hoje a Sonido trabalha com as principais agências do mercado carioca como NBS, Artplan, Agência3 e Giovanni+Draftfcb. Este ano, a produtora entrou no pool da AmBev, e vem fazendo filmes da cerveja Antarctica para a AlmapBBDO. É da Sonido, por exemplo, a trilha do recente comercial “Quem puxa o samba?”. Em São Paulo, como entrou com o pé direito, trabalha com mais intensidade para a Y&R, com quem tem produzido para marcas como as cervejas Itaipava e Crystal, e a Honda.