Sony explora Copa 2014 no digital
Patrocinadora da Fifa desde 2007, a Sony vai explorar o apoio à entidade máxima do futebol de uma forma especial a partir da próxima semana. A empresa está lançando o projeto “Campo Sony”, plataforma social que será a principal ferramenta de interação da marca com o público até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O projeto, elaborado pela Lov, é alinhado no conceito “Viva a Copa da sua vida”, adotado pelo anunciante para todas as ações ligadas ao evento, e baseado em conceitos como gamificação e experimentação. “Como patrocinadores, queremos gerar uma experiência especial para o brasileiro, já que menos de 0,1% poderá vivenciar a Copa nos estádios”, ressalta Carlos Paschoal, gerente-geral de marketing da Sony.
Na página sony.com/camposony, a partir da próxima segunda-feira (4), o público poderá se cadastrar na rede social da Sony e, à medida que realiza diferentes ações — como assistir a vídeos, convidar amigos, compartilhar conteúdos e participar de pequenas promoções, coleciona “gols” que poderão ser trocados por diversos prêmios, que vão desde ingressos para os jogos da Copa a descontos em produtos e ações exclusivas — como ser convidado para atuar como repórter de campo em uma das partidas oficial ou ver seu filho entrando no gramado com a bandeira de uma das seleções. Braços além do eletrônico, como a Sony Music, a Sony Pictures e os canais Sony, também estarão envolvidos no projeto. O produto terá ainda a participação de personalidades ligadas ao futebol, tendo como o primeiro grande nome o locutor Silvio Luiz.
“O brasileiro é um dos que mais gasta tempo nas redes sociais. Entendemos que, para fazer parte disso, seria necessário criar um espaço vertical, porém, que conseguisse se alavancar com as demais. Nosso desafio é estar ligado a tudo da Copa do Mundo 2014 que esteja relacionado com o digital”, analisa Lúcio Pereira, gerente de marketing digital da Sony. A marca prevê a participação de 10 milhões de usuários na Campo Sony até o fim da Copa.
Além da divulgação do projeto na internet, o reforço do conceito “Viva a Copa da sua vida” e do Campo Sony aparecerá em outras mídias. A comunicação offline da marca ligada ao evento esportivo está a cargo da David. A Sony investiu US$ 307 milhões para se confirmar como patrocinadora da Fifa até 2014, o que a dá direito a explorar todos os eventos promovidos pela entidade. O investimento da empresa no Brasil entre o início de 2012 e o meio de 2014 será de R$ 500 milhões, envolvendo desde a ampliação da fábrica da marca em território nacional até a compra de mídia e ações de marketing. Atualmente, a marca é a terceira no Brasil no segmento de televisores. A intenção é chegar à liderança do mercado até o fim da Copa.
Amplitude
O Campo Sony deve passar por evoluções semanais, ganhando novas etapas e desdobramentos de acordo com o retorno dos participantes. O projeto é considerado por André Piva, vice-presidente de criação da Lov, o maior já produzido pela agência. “Começamos há um ano com dez pessoas envolvidas. Hoje já são 50 e prevemos a dedicação de 100 profissionais no Campo Sony até seu final. Cada vez mais ele ganhará novos conteúdos, outras formas de interação, formas de ganhar ‘gols’ e benefícios aos participantes. É um organismo vivo que não para de crescer”, explica.