Sony vive momento de renovação

 

Não há um fã de séries que não aguarde com ansiedade a chegada do mês de setembro. O período corresponde à época mais importante do ano para as emissoras norte-americanas, denominada “fall season”, e marca o retorno e estreia de atrações na TV paga. Nos próximos 12 meses, 70 novas séries e temporadas serão apresentadas ao público, incluindo “Agents of S.H.I.E.L.D.”, “The Blacklist”, “Breaking Bad”, “The X Factor”, “The Voice” e a brasileira “Agora sim”.

“Lançar 70 séries significa oferecer 70 novas oportunidades comerciais aos anunciantes”, afirma Mauricio Kotait, vice-presidente de ad sales da Sony, detentora dos canais AXN, Sony Entertainment Television e Sony Spin. Segundo o executivo, os três canais se diferenciam dos demais por possibilitarem que o anunciante faça parte de todo o conteúdo da atração. “Não encaixamos o cliente apenas na abertura, no encerramento e nos comerciais, nós vamos além”, explica.

Dois formatos têm agradado os patrocinadores: o editorial integrado, composto por chamadas criadas especificamente para cada marca; e o comercial integrado, no qual personagens interagem com o produto, como em uma peça publicitária. “Ações assim exigem mais trabalho, pois temos que ter mais dias de gravação, pagar os atores, criar mais situações. Mas vale a pena, o retorno é incrível”, conta.

Outro destaque fica por conta de ações de product placement feitas com marcas brasileiras em seriados internacionais, como “Hannibal”, da AXN. Neste caso, é preciso alterar a obra pronta para inserir a marca. “Para a Mitsubishi, por exemplo, substituímos um veículo que estava na cena por um carro da marca. O resultado é inacreditável e o cliente fica enlouquecido”, diz Kotait. A série também oferece a tecnologia second screen, que permite ao telespectador obter mais informações sobre determinado episódio por meio de um aplicativo para tablet ou celular. O Brasil foi o país com o maior número de downloads do app entre os mais de 40 países para os quais a ferramenta foi disponibilizada.

Para o reality show de culinária “Top Chef” foi inserido um programete dentro do break comercial com dicas de receitas preparadas com Knorr. Os tops de abertura, que tradicionalmente possuem cinco segundos, foram estendidos para 15. Entre os patrocinadores da Sony estão Unilever, Nívea, Volkswagen, Visa, O Boticário, Bradesco, Ford, Smirnoff, P&G e Via Marte. A expectativa da Sony é crescer por volta de 17% em relação ao faturamento do ano passado.