Espaços valorizam experiências digitais e arte urbana
XR Exhibition e Artists Valley são as novidades da São Paulo House na 40ª edição do festival South by Southwest (SXSW), que ocorrerá de 12 a 18 de março de 2026, em Austin, Texas (EUA). A programação da casa acontecerá de 13 a 16 de março em uma estrutura de contêineres com área total de 2,2 mil metros quadrados - quase o dobro da edição deste ano.
A Congress Avenue será o novo endereço da SP House. A mudança responde à reconfiguração da dinâmica do SXSW, que receberá os visitantes em hotéis espalhados pelo centro de Austin, e não mais no Convention Center.
O anúncio foi feito em evento realizado na noite desta segunda-feira (03) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
O espaço dedicado à realidade estendida (XR) terá exibições imersivas e experiências digitais criadas por artistas paulistas, além de ambiente voltado à arte urbana, digital e contemporânea. Já Artists Valley exibirá o trabalho de três grafiteiros e dois artistas digitais, que se inspiraram no tema "What makes São Paulo borderless?" para compor a cenografia da casa.
Os nomes dos artistas ainda não foram revelados.

"Com a SP House, mostramos ao mundo o que São Paulo tem de melhor: criatividade, inovação e pluralidade de expressões. O nosso objetivo é criar experiências que unam arte, tecnologia e talento paulista, colocando a cidade em evidência como um polo global de inovação e cultura", destaca em nota Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Na 39ª edição do SXSW, que ocorreu de 7 a 15 de março de 2025, a SP House recebeu mais de 15 mil pessoas. Com 1,2 mil metros quadrados, o espaço para debates e shows - que atraiu dez mil visitantes em 2024 -, abriu com o grafite de Carolina de Luiz Folego Silva e terminou com ‘We are that and much more’, composição criada a partir de retratos dos visitantes que passaram pelo local entre os dias 8 e 11 de março. A programação gerou 32 horas de conteúdo. Em 2023, quem ilustrou a casa foi o muralista Eduardo Kobra.
A SP House é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo.