Spotify completa um ano no Brasil em posição de liderança

Presente em mais de 58 mercados espalhados pelo mundo, o Spotify completa nesta próxima quinta-feira (28) seu primeiro ano no Brasil. Pioneiro em um novo mercado surgido a partir da evolução do segmento digital, o serviço de música streaming sob demanda comemora a posição de liderança no mercado nacional com bons números para se apresentar aos anunciantes.

Segundo a empresa, nos últimos 365 dias, os brasileiros escutaram música durante mais de 200 milhões de horas pelo aplicativo. Além disso, celebra engajamento dos consumidores com mais de 11 milhões de playlists criadas por usuários no país.

“Em todo lugar é possível perceber o quanto cresceu o conhecimento das pessoas sobre o Spotify e o número de usuários que se apaixonam pelo serviço. Além disso, nota-se o aumento do consumo de música na internet e o melhor: legalmente. É um grande orgulho estar à frente desse movimento – que apenas começou no Brasil e será cada vez melhor”, comenta Gustavo Diament, managing director para a América Latina.

Segundo os responsáveis pelo marketing e serviço de vendas de anúncios da empresa, o Spotify tem se dedicado a criar formatos de anúncios customizados e com altas taxas de engajamento para monetizar o serviço, que ainda é gratuito para a grande maioria dos usuários, apesar de haver uma opção premium para assinantes.

“Conseguimos coletar insights e dados para as marcas, que começam a ter acesso ao comportamento desse consumidor de música. É um Big Data de música. Além disso, nossos formatos são exclusivos para cada anunciante. Não há dois ou três anúncios no mesmo espaço”, conta Thiago Pagliuso, diretor de vendas do Spotify.

De acordo com o executivo, um dos formatos de propaganda que tem gerado resultados positivos é o de vídeos que os consumidores podem assistir com a recompensa de passar os 30 minutos seguintes sem nenhum tipo de intervenção publicitária. Além disso, com a posse dos dados sobre os hábitos dos consumidores, empresas estão criando playlists e ações dentro da plataforma. A Close Up, por exemplo, desenvolveu um aplicativo em conjunto com o Spotify durante o Loolapaloza e a Gilette desenvolveu uma ação com Gabriel Medina com músicas de surf e canções apropriadas para escutar praticando esporte.

A head de marketing da empresa para a América Latina, Carol Baracat, explica que o conceito da plataforma é oferecer experiência e os anunciantes e agências de publicidade são orientadas a utilizar o aplicativo com essa ideia. Oferecemos músicas para todos os momentos e para todas as pessoas. Temos uma playlist para cada momento que o usuário precisa”, afirma. Segundo a executiva, 60% da audiência do Spotify pertence à faixa etária de 18 a 34 anos, mas a empresa pretende captar públicos de outras idades para fortalecer o alcance como plataforma de mídia.