Squid atesta que marcas buscam aval de influencers no Dia dos Namorados
O Boticário, por exemplo, exibe campanha com a apresentadora Ana Clara Lima, e Renner trouxe à mídia a creator Patrícia Pontalti
O calendário promocional é incansável nas propostas das marcas para arregimentar clientes. Namorados, celebrada nesta segunda-feira (12), faz o meio de campo com corações apaixonados por meio desses presentinhos que ratificam o compromisso da relação. Essa é a pegada da Renner na campanha “Grandes declarações”, assinada pela agência Suno Paim e Santa Transmedia, estrelada pela criadora de conteúdo Patrícia Pontalti, que reitera no filme votos ao amado Nelson Motta, crítico musical da TV Globo, produtor e compositor.
O anunciante utiliza a influencer Patricia na ação multicanal e também Galvão Bueno no TikTok. E os influencers estão em alta nos projetos de Namorados. A Squid atesta, através de pesquisa, que as marcas estão buscando respaldo de criadores de conteúdo e das suas audiências, além de investimento em novas plataformas para viralizar suas campanhas.
A Squid, como especifica seu comunicado, ouviu 2.663 criadores de conteúdo cadastrados em sua plataforma que afirmam também estar em relacionamento afetivo no momento. A pesquisa apontou que 90% dos entrevistados “consideram a data importante e em 2023 fazem questão de comemorar”. Dos influenciadores ouvidos, 80% eram mulheres e somente 15% homens, sendo 62% do Sudeste, 17% do Nordeste e 13% do Sul do país.
“O Brasil é o mais impactado pelo marketing de influência no mundo, ultrapassando até mesmo a China, segundo dados da Global Consumer Survey. As marcas precisam estar cada vez mais atentas para realizar campanhas nas quais se conectem com os consumidores de forma real com criadores de conteúdo”, comenta o executivo Felipe Oliva, CEO da Squid, acrescentando que “em 2021, todas as campanhas realizadas pela Squid relacionadas ao tema foram voltadas para a plataforma Instagram. Já em 2022, houve uma disseminação dessas ações, atingindo, também, conteúdos voltados para as redes sociais YouTube e TikTok”. Em 2021 e 2022, a Squid contabilizou 17 milhões de impressões sobre a data.
Vestuário é o item predileto, de acordo com a análise da Squid, que também observou que 78% dos casais homoafetivos vão comemorar a data trocando presentes; O Boticário foi a marca mais lembrada para a data por todos os respondentes. Esse dado é consistente, especialmente porque Dia dos Namorados ocorre no mês do Orgulho LGBTQ+. Por exemplo, a marca de roupas Tjama lançou campanha em celebração ao mês do Orgulho, que contou com a participação da professora, bióloga e influenciadora Jessi Alves e sua namorada, a produtora Sté Frick. “A coleção faz parte do Disney Pride Collection, e traz peças sem distinção de gênero e para diversos tipos de corpos, que é o foco principal da empresa fundada por Cintia Abravanel ao lado de seus filhos Tiago, Ligia e Vivian”, detalha a empresa.
De acordo com projeções da Neotrust, a expectativa para 2023 é otimista porque o faturamento do varejo em 2022 foi de R$ 6,5 bilhões, com 15,4 milhões de compras realizadas online. “Para o varejo, a omnicanalidade, principal estratégia de integração de vendas, que possibilita uma experiência facilitada e funcional ao consumidor, é a melhor alternativa para alavancar as vendas, pois proporciona uma jornada de compra completa e possibilita que os clientes comprem de forma personalizada”, observa Juliano Ricardo Regis, gerente-comercial do Myrp Enterprise, que prossegue: “De acordo com um estudo divulgado pela Track.co, 63,3% dos negócios estão, cada vez mais, preocupados com a reputação dos seus serviços”.
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