Startup do Vale do Silício chega ao Brasil
Um dos aspectos interessante é que, se antes Chahal faturava altas somas com a venda das empresas, desta vez ele está mostrando apetite para investir na aquisição de outras. O objetivo é montar uma superstartup capaz de oferecer todas as ferramentas necessárias para executar campanhas de publicidade digital. O desafio é tornar a Gravity4 uma referência no domínio de tecnologias de marketing no mesmo nível de grandes concorrentes como Oracle, Adobe e Salesforce. Para atingir a meta, a aposta é o fornecimento de uma solução chamada cloud marketing (marketing na nuvem).
“O diferencial é que, pelo nosso modelo de negócios, juntamos tudo em um único servidor. Mídia progrmática, informações sobre audiência, DSP, CRM, retargeting, sites, blogs, e-commerce, mobile, search e social media, tudo na mesma inteligência. Os dados já vêm todos juntos e é possível entender melhor os usuários. Hoje, no Brasil, não tem ninguém fazendo isso neste formato”, acrescenta Mantilla.
Para oferecer todas as ferramentas digitais em uma única plataforma ou nuvem, a Gravity4 já adquriu nove empresas especializadas em serviços digitais, como a norte-americana Triggit e a brasileira Ezlike, ambas Facebook Marketing Partners e já estabelecidas no mercado brasileiro. Estabelecida em São Paulo, a operação brasileira já conta com uma equipe de 30 colaboradores e mais de 40 clientes, incluindo Ponto Frio, Casas Bahia, Agencia Casa, B2W e Multiplus. “Escolhemos o Brasil como ponto de partida por ser o maior mercado de mídia digital da América Latina”, explica o general manager para América Latina.
Além das empresas adquiridas, a Gravity4 fez uma oferta hostil de compra, tecnicamente chamada de oferta pública de aquisição (OPA), para a Rocket Fuel, um dos grandes players de mídia programática nos Estados Unidos e que também já está presente no Brasil. “Nossa estratégia é comprar empresas que já têm uma base de relações com grandes clientes”, diz Mantilla.
Estratégia
De acordo com o general manager da Gravity4, a estratégia para crescer no mercado brasileiro é mostrar aos anunciantes e às agências de publicidade que hoje o digital é tão importante para o sucesso de uma campanha quanto inserções em mídias tradicionais como TV e impresso. “Sabemos que a maior parte dos investimentos publicitários no Brasil ainda é direcionado para a televisão. Portanto, nossa proposta é chegar a um ponto de compreensão e fazer as pessoas entenderem que uma boa campanha precisa envolver mais de um tipo de mídia. À medida que entendam que o digital não é algo separado, o mercado vai se fortalecer. O digital faz parte do bolo”, acredita Mantilla.
O executivo destaca ainda outros pontos que considera fundamentais para destravar o crescimento do digital no país, como transparência e a necessidade de educar o mercado sobre a importância de priorizar a eficiência, ao invés de buscar apenas custos mais baixos. Em relação ao primeiro, Mantilla diz que muitas empresas de mídia programática estão arbitrando os valores de compra e venda de publicidade sem revelar o preço aos clientes, o que gera desconfiança e atrapalha o mercado. Além disso, a Gravity4 pretende simplificar a linguagem para tornar as ferramentas mais acessíveis ao entendimento de todos.
“Queremos sair fora das palavras e siglas de difícil compreensão como CRM, DSP, entre outras, e entrar no conceito de campanhas reais. Com o fax, por exemplo, ninguém falava dos códigos daquela tecnologia, e sim que mandava um papel por um telefone e saia no outro. O cliente quer entender o funcionamento, a aplicação. Queremos ajudar a tornar a mídia digital mais fácil”, diz.
Trajetória
Em 2004, criou a BlueLithium, pioneira em behavioral targeting e premiada em 2006 no Top Innovator of the Year – premiação referência em tecnologia que tem como vencedores anteriores Google, Skype, e Salesforce.com. Em 2007, o Yahoo adquiriu a BlueLithium por US$ 300 milhões.
Em 2009, mais uma empresa foi idealizada por Chahal, a RadiumOne, uma DSP multi-canal. Ele também é autor do best-seller internacional “The Dream”, conto inspirado na sua jornada empreendedora.