Startup leva educação política para o Fortnite
Mapa criativo simula o dia da votação com conteúdos informativos que vão desde como achar o colégio eleitoral até quais cargos estarão em disputa
A poucos dias das eleições, a organização Politize! e a startup Pixel Hunters lançaram um mapa educativo no Fortnite para auxiliar na votação, que ocorre no próximo domingo (2).
O mapa tem o objetivo de aproximar os jovens eleitores aos processos de votação que acontecem na vida real, orientando os gamers sobre questões como os documentos que devem ser levados, além do colégio eleitoral.
Além disso, a iniciativa também quer explicar as funções de cada cargo político no Brasil e o funcionamento das estruturas de governo.
Dados recentes informados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, mostram que o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores adolescentes entre janeiro e abril deste ano, o que representa um crescimento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018.
"Como influenciadores, sabemos que grande parte dos jogadores de Fortnite está na faixa etária que vota pela primeira vez ou está próxima desse momento. Resolvemos, então, utilizar as ferramentas do modo criativo do game para simular a experiência de voto, ensinando como exercer seu direito como cidadão da forma correta", explica Henrique Mancini (Sharshock), sócio-fundador da Pixel Hunters.