Retargeting potencializa estratégia de mídia de performance

O retargeting, técnica de publicidade online que permite segmentar as campanhas de forma que os anúncios sejam mostrados a pessoas que buscam por aquela determinada oferta, é um dos conceitos em alta na internet e vem puxando o crescimento de startups como a Melt DSP (Demand-side Platform). Com tecnologia de RTB (Real Time Bidding), a empresa compra mídia por meio de leilões virtuais realizados em tempo real.

“O que a gente faz mais para o varejo é o retargeting. Imaginemos que um usuário entre no site do Walmart, por exemplo, e se interesse por uma TV específica, mas não toma a decisão de comprar naquele momento. Depois, conseguimos mostrar aquela TV ou produto semelhante em formato de anúncio para o mesmo usuário que fez a pesquisa, independentemente de onde ele estiver navegando na internet”, exemplifica o engenheiro de computação Guilherme Mamede, CEO da Melt DSP.

O executivo afirma que o modelo DSP é mais inteligente do que as tradicionais Ad Networks (rede de sites verticais comprada pelas marcas para anunciar), porque faz a oferta para a pessoa certa e no momento certo. Porém, ele diz que as agências brasileiras ainda estão se adaptando a essa mídia de performance. “Nos Estados Unidos, o RTB já corresponde a 28% de todo inventário online. No Brasil, atualmente, o índice não chega a 4%, porém está em rápido crescimento”, menciona Mamede, que fundou a Melt DSP em 2011, ao lado do também engenheiro Juliano Vidal.

A empresa se posiciona como a primeira DSP 100% brasileira com tecnologia de RTB. Tudo que for publicidade em display, como banner, vídeo ou mobile, a Melt consegue alcançar. De acordo com Mamede, as Ad Networks não têm necessariamente todo o histórico de pesquisa de um usuário na web, ao contrário de uma DSP. “Sabemos informações sobre o perfil do usuário, onde ele está acessando, se é homem ou mulher, entre outros dados. Disputamos um espaço premium, quem dar o lance mais alto ganha”, conta ele. O executivo acrescenta que um leilão virtual para compra de mídia dura em torno de 70 milissegundos. O modelo de remuneração da Melt DSP é baseado em um fee sobre o investimento em mídia.

Audiência

Em relação à audiência, a Melt DSP afirma que consegue atingir 86 milhões de perfis. “Temos o nosso fornecedor que é a Navegg, do Buscapé, que tem 86 milhões de usuários traçados – ou seja, 100% de cobertura. A internet brasileira é formada por 80 milhões de usuários. O que acontece é que eu posso ter um mesmo usuário com um perfil no trabalho, em casa e no telefone”, explica Mamede.

Uma novidade da Melt é que ela passou a fazer ofertas também no Facebook. “O Facebook tem alcance de 29,7 milhões de usuários, quase 40% da audiência brasileira. Quanto mais lugar oferecermos, mais chances teremos de encontrar essas pessoas e ter um retargeting mais eficiente.”O executivo afirma que no primeiro trimestre de 2013, a Melt faturou o mesmo que o ano inteiro de 2012. “A gente está com uma curva de crescimento que quer chegar até o final do ano com R$ 7 milhões de faturamento”, diz.