Audiência do streaming nos EUA atinge 44,8% em maio de 2025 e supera pela primeira vez o total combinado da TV a cabo e aberta
O consumo de streaming alcançou um marco histórico em maio de 2025, superando pela primeira vez, de forma combinada, a audiência da TV por assinatura e da TV aberta nos Estados Unidos.
Segundo o relatório mensal 'The gauge', da Nielsen, os serviços de streaming responderam por 44,8% de todo o consumo de TV no país no mês — à frente da soma da TV a cabo (24,1%) e da TV aberta (20,1%), que totalizam 44,2%.
O crescimento do streaming reflete uma transformação mais ampla no comportamento do consumidor, que tem priorizado conteúdos sob demanda em vez da grade linear tradicional.
Movimento que também vem sendo impulsionado por plataformas que expandem sua acessibilidade e passam a incluir mais modelos com publicidade.
Os dados foram publicados junto à nova edição do 'The Aa Supported Gauge', relatório trimestral da Nielsen que mede o consumo de conteúdos com anúncios. No primeiro trimestre de 2025, nos EUA, a publicidade no streaming já representa 42,4% de toda a audiência, à frente da TV por assinatura (28,9%) e da TV aberta (28,7%).

No Brasil, esse cenário já se reflete nos investimentos em mídia via agências, que nos últimos levantamentos do Cenp vêm mostrando crescimento constante do digital.
A aferição de janeiro a setembro de 2024 aponta que a internet ultrapassou, pela primeira vez, os investimentos específicos da TV aberta, R$ 7,045 bilhões contra R$ 6,726 bilhões, respectivamente.
Neste mesmo relatório, é perceptível a nivelação de investimentos entre as duas mídias, em que a TV apresentou investimento de R$ 7,6 bilhões no período (sendo R$ 6,7 bilhões da TV aberta e R$ 928 milhões da TV por assinatura), enquanto a internet ficou logo atrás, com R$ 7,045 bilhões.
(Crédito: Foto de Glenn Carstens-Peters no Unsplash)