Studio Nuts ganha o mundo

Um pequeno estúdio de ilustração criado no Rio de Janeiro há cinco anos hoje tem trabalhos espalhados pelo mundo e orgulha-se de receber pedidos de lugares como Istambul, Cingapura, Arábia Saudita e Moçambique. O Studio Nuts, dos sócios Tico Moraes, Valéria Lima e Rodrigo Leite, anuncia uma parceria mais sólida com a produtora portuguesa Show Off Filmes, de Alexandre Montenegro, com a qual já vinha trabalhando, abrindo as possibilidades de ampliar a atuação no mercado europeu. Tico Moraes diz que a partir de agora o Nuts terá uma pequena equipe baseada em Lisboa. Segue para lá em outubro a digital artist Maíra Valentim (ex-Neogama/BBH, Super Lúdico e Consulado.TV), que está passando um período de treinamento no escritório carioca.

“Há um potencial enorme de trabalho em países como Holanda, França e Alemanha”, diz. O Nuts também é parceiro do estúdio inglês Nucco Brain, em bases mais modestas. Os três sócios são ex-criativos de agências de publicidade e começaram investindo em fotografia e manipulação,  expandindo os serviços para ilustração, 3D e animação. Tico é o criativo principal, Valéria atua na produção e na direçao fotográfica, e Rodrigo se dedica mais a 3D e toda a área de tecnologia.

“Percebemos que não há fronteiras para o trabalho criativo que realizamos. E cansamos de ficar prospectando no Rio, batalhando pelo pouco trabalho que há no mercado local, disputando os mesmos jobs. Abrir novos mercados foi fundamental – inclusive em outras regiões brasileiras, como São Paulo, Brasília, Recife e Bahia, onde também temos trabalhado bastante”, comenta Tico.

O estúdio também atua em outros países da América Latina. No ano passado, assinou a ilustração da campanha da Ogilvy Colômbia para os cartuchos Ecofill, que conquistou quatro Leões de prata no Cannes Lions. O criativo responsável pela campanha, um chileno, foi transferido depois para a Grey Cingapura e acabou entrando em contato com o Nuts para um novo trabalho. O estúdio também abriu contato na McCann da Bolívia.

Em andamento, há campanhas para a Y&R Portugal (cliente: sucos Sumol+Compal para a marca B!monada) em mídias digitais, outdoor e PDV; e uma campanha com ilustrações em 3D para a Lowe Istambul (cliente: Omo) que segue para o próximo Cannes Lions. No Brasil, há jobs sendo realizados para a agência Revolution (Bahia) e seus clientes: Anistia Internacional, ROC, Walita e Implantes Dentários; e para a agência Africa (cliente: Folha de S.Paulo). Outro projeto em andamento é uma campanha para a Softbox, da agência mineira Diferi. Além desses, o estúdio assinou recentemente a capa do álbum de figurinhas lançado pela TV Globo.

Tico acredita que o diferencial do estúdio é ter um trabalho atual, alinhado com o que se faz globalmente, acompanhando as possibilidades tecnológicas e criativas. Segundo ele, enquanto a fotografia perdeu espaço e a ilustração segue como carro-chefe, é na animação em 3D que se encontram as maiores perspectivas de crescimento.