Sustentabilidade e inclusão impactam compras no setor de beleza
Um estudo da plataforma de mídia Teads em parceria com a Global Web Index (GWI) aponta que, embora o preço seja o principal decisor de compra de produtos e serviços no setor de beleza, os consumidores estão fazendo escolhas significativas com base em outros três fatores: sustentabilidade, adequação e inclusão.
A pesquisa “Novas Faces: Estudo Sobre Beleza & Cuidados com a Pele” entrevistou aproximadamente 5 mil mulheres em oito países, incluindo 506 brasileiras, de idades que variam entre 22 e 64 anos. Ele indicou ainda a influência da publicidade e o papel da tecnologia para os consumidores do mercado de beleza e cuidados com a pele, revelando que a comunicação é crucial na descoberta do produto e a qualidade do conteúdo é importante quando os consumidores estão descobrindo novos itens para consumir.
Os anúncios em vídeo, por exemplo, são os principal fator de ação e a maioria dos consumidores é receptiva a tecnologias como realidade aumentada e virtual para ajudá-los em sua jornada de consumo/compra.
“Quando se trata de estudos, os profissionais de marketing costumam buscar dados em sites de pesquisa ou redes sociais, mas o público nem sempre busca por novos produtos nesses ambientes. Nosso foco é capacitar nossos anunciantes e oferecer oportunidades para alcançar consumidores dentro de um contexto no qual eles estão mais abertos a aprender ou descobrir algo novo”, explica Bertrand Quesada, cofundador e CEO da Teads. “Estamos empolgados em apresentar aos profissionais de comunicação novos dados para criar experiências ainda mais impactantes e significativas. Dessa forma, eles podem otimizar suas campanhas de maneira mais eficiente no processo de compra”, define o executivo.
As entrevistas indicam alguns caminhos interessantes para as marcas do setor. A possibilidade de testar o produto antes de comprar, por exemplo, é essencial nas decisões de compra. Foram 83% as consumidoras que disseram têm maior probabilidade de comprar um novo produto de beleza se puderem testá-lo, o que fortalece a presença da consumidora no ponto de venda.
Em relação à publicidade, as descobertas mostram que quase 41% das consumidoras de beleza vão diretamente ao site da marca depois de ver um anúncio em vídeo do produto. Além disso, apenas 5% das compras de beleza são influenciadas por recomendações de celebridades e só 30% descobrem novos produtos de beleza com a pele através de influenciadores.
Um dos fatores importantes para a compra é a tecnologia. O estudo diz que 71% das usuárias valorizam realidade aumentada (AR), consultores virtuais ou chatbots, enquanto 84% gostariam de experimentar a AR durante as compras. Adequação é outro valor importante, já que 89% das consumidoras disseram que, ao fazer uma compra, o mais importante é saber o que é mais adequado para seu tipo de pele.
A transparência da marca também influencia a decisão de compra, pois 42% das pessoas ouvidas concordam que os ingredientes são os principais influenciadores na aquisição de itens de maquiagem ou de cuidados com a pele. No que diz respeito à inclusão, quase metade (46%) das entrevistadas se sentem pouco representadas em anúncios de beleza.
E a sustentabilidade, outro valor trabalhado pelas marcas do setor, também ajuda na decisão de compra. São 39% as consumidoras que têm consciência ecológica em relação à beleza e aos cuidados com a pele, e concordam plenamente que as embalagens devem ser ecologicamente corretas, que os ingredientes devem ser orgânicos ou estão dispostas a pagar mais por opções ecológicas.