Suvinil adota inclusão e rebatiza nomes de tintas

Os consumidores que forem reformar suas casas ou que buscam apoio de pintores, arquitetos e decoradores terão a partir deste mês uma nova paleta de tintas da Suvinil. As quase duas mil cores permanecem no portfólio, mas nomes como Cor de Pele, Pele Mulata ou Pele de Pêssego ganharam um rebatismo em favor da diversidade.

A mudança faz parte de um reposicionamento da marca que vem sendo desenhado desde 2018 e agora atingiu nova fase com estratégias voltadas para a inclusão e o combate a vieses racistas. “Em 2018, demos início ao nosso reposicionamento, um momento de grandes mudanças não só de comunicação visual, mas redefinimos o propósito da marca. A gente dizia que era especialista em produtos e passamos a ser especialistas em pessoas. A gente pinta histórias, não vendemos tintas”, conta Juliana Hosken Wernek, diretora de marketing da Suvinil.

Juliana Hosken: foco no reposicionamento de propósito

A executiva explica que a marca já explorava a riqueza da pluralidade no negócio, apresentando um portfólio para todas as necessidades, com várias faixas de preços, garantindo sua presença na casa das pessoas em todas as regiões do país. Mas faltava definir melhor o território da marca. Foi então, que acelerou o processo de decisão de alterar os nomes de oito tintas consideradas com viés racista.

“Ainda em 2019 identificamos que o nome de algumas cores precisavam mudar. Agora, com todo o debate necessário sobre racismo na sociedade, decidimos atualizar os nomes como parte do reposicionamento de propósito”. Juliana destaca ainda que houve certa demora na mudança devido a sua complexidade em toda a cadeia produtiva. “Temos muitos leques de cores impressos nos escritórios de arquitetura, recolher tudo isso é um processo complexo e demorado. Implica também na atualização do software do sistema tintométrico com os novos nomes”.

Comunicação nas redes sociais divulga os novos nomes das tintas

A partir de agora, a Suvinil segue novas diretrizes e padrões para definir os próximos nomes de tintas. Por ano, a marca lança até dez novas cores. A companhia contou com a consultoria de grupos de inclusão para buscar um olhar diverso para seus lançamentos, procedimento que agora vai ser rotina para evitar que possíveis vieses aconteçam novamente.

O nome Cor de Pele, por exemplo, passa a se chamar Fio de Rami, em referência à planta cujas fibras tem tonalidade bege. A flora e a natureza de forma mais ampla servem como principal inspiração para os nomes. A comunicação da marca tem sido feita em ambiente digital, e deve ser intensificada nas próximas semanas, também nos pontos de venda.

Às vésperas de completar 60 anos em 2021, a executiva destaca que a Suvinil tem como desafio incorporar conceitos e abordagens necessárias aos novos tempos sem perder ativos como tradição e confiança.